Notícias
Ananindeua lança o “Protege Mulher” e entrega Viatura Lilás no aniversário de 19 anos da Lei Maria da Penha
O programa integra políticas públicas para o enfrentamento à violência contra as mulheres
Por Arnildo Junior (ASCOM)
Programa “Protege Mulher” e a Viatura Lilás.Em uma data simbólica para a luta pelos direitos das mulheres, a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social (SESDS), lançou na manhã desta quinta-feira (07) o programa “Protege Mulher” e apresentou à população a Viatura Lilás, um marco histórico no atendimento humanizado às vítimas de violência de gênero no município.
A iniciativa foi anunciada no dia em que a Lei Maria da Penha completa 19 anos de existência, reafirmando o compromisso da gestão com a defesa da vida e da dignidade das mulheres de Ananindeua.
SESDS lança Programa protege Mulher.Atendimento humanizado e acolhimento sem revitimização
O programa “Protege Mulher” foi criado como uma resposta concreta às dificuldades enfrentadas por mulheres que, mesmo após sofrerem violência, ainda encontram barreiras para buscar ajuda. A partir de agora, essas mulheres contarão com o apoio direto da Polícia Municipal, que atuará com uma abordagem sigilosa, acolhedora e humanizada, fora do ambiente tradicional das delegacias.
Subinspetora Edilene.A subinspetora Edilene, da Polícia Municipal, explicou que o programa permitirá uma atuação mais sensível e próxima: “Agora vamos acolher essa mulher de forma ainda mais humanizada, integrando-a à rede de apoio. O objetivo do programa é empoderar, acolher sem julgamento e sem revitimizar a vítima”, afirmou.
Viatura Lilás: mais do que um símbolo, uma ferramenta de ação
A nova Viatura Lilás, apresentada durante o evento, será dedicada exclusivamente ao atendimento das mulheres inseridas no programa. Com agentes capacitados, o veículo percorrerá diversos pontos do município, levando orientação, apoio psicológico e acompanhamento dos casos de violência doméstica e familiar.
Titular da SESDS, Renata Natividade.Para a titular da SESDS, Renata Natividade, o diferencial do “Protege Mulher” está justamente em alcançar aquelas que mais precisam:
“O programa acolhe mulheres que, muitas vezes, sequer chegou a registrar um boletim de ocorrência. Estamos aqui para proteger e dar apoio humanizado àquelas que vivem algum tipo de violência, mesmo que silenciosa".
Unindo forças para proteger e transformar
Vice-Prefeito, DR. Hugo Atayde.A cerimônia de lançamento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o vice-prefeito Hugo Atayde, que destacou o investimento da gestão municipal em políticas públicas para mulheres:
“Estamos lançando hoje o ‘Protege Mulher’, que vem para fortalecer a igualdade de gênero e garantir mais proteção às mulheres. A Viatura Lilás representa esse compromisso. É mais um investimento da gestão do Dr. Daniel Santos”, destacou.Presidente da OAB Ananindeua, Michel Batista.O presidente da OAB Ananindeua, Michel Batista, também ressaltou a importância do programa:
“É uma iniciativa importantíssima para aumentar a proteção às mulheres vítimas de violência doméstica. Parabenizamos a Secretaria Municipal de Defesa Social e a Prefeitura de Ananindeua por esse passo essencial".
Rede de apoio e prevenção
O “Protege Mulher” integra um conjunto de políticas públicas em desenvolvimento no município para enfrentamento à violência contra a mulher. Além da atuação da Polícia Municipal, o programa contará com parcerias estratégicas com órgãos da justiça, saúde, assistência social e organizações da sociedade civil, garantindo atendimento interdisciplinar, proteção efetiva e prevenção de novas violências.
Com essa iniciativa, Ananindeua avança na construção de um município mais justo, seguro e comprometido com os direitos das mulheres.