Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Segunda Pré-Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável reforça diálogo com comunidades ribeirinhas

06/08/2025 14h00
Por Moises Lima (SEMUPA)

Pedro Soares - Secretário Municipal de Pesca e Agricultura (SEMUPA).No último dia 5 de agosto, a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura (SEMUPA), realizou a segunda Pré-Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. O encontro aconteceu na Comunidade Nova Esperança, na Ilha de João Pilatos, reunindo moradores e lideranças para discutir propostas e demandas externas ao fortalecimento da zona rural e da agricultura familiar no município.

A pré-conferência integra um ciclo de encontros preparatórios para a 1.ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, que será realizada no dia 28 de agosto. Esses encontros têm como objetivo construir, de forma participativa, uma agenda política voltada para a agricultura familiar, ao manejo sustentável e adaptação às mudanças climáticas.

Filippe Bastos - Secretário Municipal de Ananindeua SEMC+ (secretaria municipal extraordinário de Enfrentamento às Mudanças Climáticas).O secretário municipal extraordinário de Enfrentamento às Mudanças Climáticas, Filippe Bastos, destacou a importância desse processo de escuta.

"Já estivemos anteriormente no Curuçambá e estaremos na próxima semana na comunidade João Pilatos. Esse processo é fundamental para que possamos levar as demandas da zona rural e das ilhas de Ananindeua a quem de direito, como o Governo Federal, o INCRA, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e também órgãos estaduais, como a SEMAS, garantindo que as necessidades das comunidades tenham encaminhamento", afirmou.

Luciana Damasceno Carvalho - Agricultora.A participação ativa dos moradores marcou o encontro. Para Luciana Damaceno Carvalho, a conferência foi uma oportunidade relevante para tratar de temas urgentes.

"Eu não participei da primeira, porque foi em outra comunidade, mas hoje estou achando muito proveitoso. Todas as falas vieram para contribuir e tratar das nossas necessidades, não só das ilhas, mas de Ananindeua como um todo", ressaltou.

Edmilson dos Santos Morais - Agricultor.Edmilson dos Santos Morais, também morador da comunidade, reforçou a expectativa de que os diálogos resultem em ações concretas.

"Está tendo um bom aproveitamento porque estamos colocando nossas dores, que sentimos pelos projetos da comunidade e das ilhas, que não aconteciam até agora. Agora vamos ver, depois dessa pré-conferência, se teremos resultados. Todos nós estamos esperando por isso", declarou.

A próxima pré-conferência acontecerá na Comunidade João Pilatos, também na Ilha de João Pilatos, dando sequência ao calendário de escuta e mobilização que culminará na conferência municipal no final do mês.