Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Prefeitura de Ananindeua realiza capacitação para profissionais da saúde durante a campanha Janeiro Roxo

Mês dedicado à conscientização, prevenção e combate à hanseníase

21/01/2026 19h29
Por Arnildo Junior (ASCOM)

Campanha "Janeiro Roxo" aposta na capacitação profissional.A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), realizou nesta quarta-feira (21) uma capacitação voltada a médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e das Clínicas Saúde da Família, como parte das ações da campanha Janeiro Roxo, dedicada à conscientização, prevenção e combate à hanseníase.

A formação ocorreu na Escola Técnica Grau Técnico, e foi promovida pelo Departamento de Vigilância em Saúde, por meio da Coordenação de Tuberculose e Hanseníase, com o objetivo de qualificar o atendimento, incentivar o diagnóstico precoce e combater o preconceito relacionado à doença.

Enfermeira, Márcia Leão, do ambulatório de hanseníase.Participaram da capacitação profissionais da rede municipal, entre eles a enfermeira Márcia Leão, do ambulatório de hanseníase; a Dra. Tamires Cardoso, médica do ambulatório de hanseníase; o enfermeiro Antônio Fernando e a enfermeira Karla Paes, fortalecendo a atuação multiprofissional na Atenção Básica.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Ketny Oliveira, ressaltou a importância da iniciativa, especialmente durante o Janeiro Roxo.

“O Janeiro Roxo é um momento fundamental para reforçarmos a conscientização sobre a hanseníase. Estamos realizando essa formação para orientar os profissionais sobre o acolhimento adequado e para garantir que o tratamento seja iniciado de forma correta e humanizada nas unidades básicas de saúde, combatendo o preconceito e garantindo dignidade a todos os usuários”, destacou.

O que é a hanseníase

A hanseníase é uma doença infecciosa crônica causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que afeta principalmente a pele e os nervos periféricos. Apesar do estigma histórico, a doença tem cura e o tratamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Principais sintomas

Os principais sinais de alerta incluem:

Manchas na pele com alteração ou perda de sensibilidade;
Dormência ou formigamento em mãos e pés;
Fraqueza muscular;
Redução da sensibilidade ao calor, frio ou dor.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico e o início do tratamento devem ser realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Clínicas Saúde da Família, que são a porta de entrada do SUS. O diagnóstico precoce é essencial para a cura e para a prevenção de sequelas.

A ação integra as estratégias da Prefeitura de Ananindeua para fortalecer a Atenção Primária à Saúde, promover informação de qualidade à população e reforçar a importância do Janeiro Roxo como campanha de conscientização e enfrentamento à hanseníase.