Notícias
Ananindeua reforça diagnóstico precoce com mais de 75 mil testes rápidos para ISTs em 2025
Balanço anual da SESAU aponta a sífilis como a infecção com maior número de resultados reagentes, seguida pelo HIV, reforçando a importância da prevenção e da testagem regular
Por Arnildo Junior (ASCOM)
Testagem de HIV.A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), divulgou o balanço anual das ações de testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) realizadas ao longo de 2025. No período de janeiro a dezembro, o município registrou um expressivo volume de exames, fortalecendo o diagnóstico precoce, a prevenção e o acesso ao cuidado na rede pública de saúde.
Ao todo, foram realizados mais de 75 mil testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C, além do teste rápido Duo/Combo HIV/Sífilis, disponibilizados gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em ações estratégicas da SESAU.
Os dados apontam que a sífilis concentrou o maior número de resultados reagentes ao longo do ano, consolidando-se como um dos principais desafios de saúde pública no município. Em seguida, aparecem os casos reagentes para HIV, considerando os testes confirmatórios T1 e T2. Já as hepatites B e C apresentaram baixa positividade em relação ao total de exames realizados.
Durante 2025, foram contabilizados 19.749 testes rápidos para HIV, 17.081 para sífilis, 18.091 para hepatite B e 18.365 para hepatite C. O uso do teste rápido Duo/Combo HIV/Sífilis também ganhou destaque, com ampliação significativa a partir do segundo semestre, totalizando 3.141 testes realizados, com maior positividade para sífilis quando comparado ao HIV.
Outro ponto positivo do balanço foi a qualidade na execução dos testes, evidenciada pela inexistência de testes inválidos e pelo número mínimo de perdas, resultado do trabalho técnico das equipes de saúde e do fortalecimento dos protocolos adotados no município.
Coordenadora de ISTs, Evelyn Sampaio.Coordenadora de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais Evelyn Sampaio, destacou a importância das testagem.
“Os dados de 2025 mostram que a testagem rápida tem sido fundamental para identificar precocemente os casos de ISTs em Ananindeua. A sífilis segue como o agravo com maior número de resultados reagentes, o que reforça a importância da prevenção, do uso do preservativo e da testagem regular como estratégias essenciais de cuidado com a saúde", destacou Evelyn.
Secretária municipal de saúde, Dayane Lima.A titular da Secretaria Municipal de Saúde, Dayane Lima, disse que os investimentos tem sido importantes.
“Temos investido continuamente na ampliação do acesso à testagem rápida e no fortalecimento da rede de cuidado. Nosso compromisso é garantir diagnóstico oportuno, acolhimento e tratamento adequado para a população, fortalecendo as ações de prevenção e promovendo mais qualidade de vida para os moradores de Ananindeua", expressou a titular da SESAU.
A SESAU reforça que a testagem rápida é uma ferramenta fundamental para o diagnóstico oportuno, permitindo o início imediato do tratamento, o acompanhamento clínico e a interrupção da cadeia de transmissão das ISTs. Além disso, a secretaria destaca a importância da prevenção combinada, com o uso do preservativo, orientações educativas e acompanhamento contínuo.
A população pode procurar a UBS mais próxima para realizar o teste rápido de forma gratuita, segura e sigilosa. A Prefeitura de Ananindeua segue investindo em ações que garantem mais acesso, cuidado e qualidade de vida para a população.