Notícias
Ananindeua oferece Implanon pelo SUS e amplia acesso ao planejamento reprodutivo
Método anticoncepcional de longa duração garante até três anos de proteção para mulheres do município
Por Arnildo Junior (ASCOM)
A Prefeitura de Ananindeua junto com a Secretaria Municipal de saúde (SESAU), passou a ofertar gratuitamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Implanon, método anticoncepcional de longa duração e alta eficácia, que garante até três anos de proteção contra a gravidez não planejada, esse procedimento pode custar até 3 mil reais na rede particular, agora, acessível no município. A iniciativa fortalece as políticas públicas de planejamento reprodutivo e de saúde integral da mulher no município.
Secretária de Saúde Dayane Lima, celebra a conquista.De acordo com a secretária municipal de Saúde, Dayane Lima, o método chega à rede pública por meio do Ministério da Saúde e amplia as opções de cuidado disponíveis para as mulheres.
“Estamos recebendo do Ministério da Saúde o Implanon, que é um método contraceptivo eficiente para quem deseja evitar a gravidez indesejada. A mulher que tiver interesse deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa. Após a avaliação, ela é encaminhada para a Policlínica, onde esse método está sendo ofertado”, explicou.
O Implanon é um implante subdérmico, flexível, aplicado no braço por meio de um procedimento simples, rápido e realizado com anestesia local. A aplicação dura poucos minutos, não exige internação e permite que a paciente retorne às atividades normalmente no mesmo dia.
Enfermeira orientando sobre o Implanon.A enfermeira Regiane Bezerra, responsável pela aplicação do implante, destacou que o método oferece benefícios que vão além da contracepção.
“O Implanon chegou para fortalecer a rede de atendimento à saúde integral da mulher. É um contraceptivo de alta eficácia, com durabilidade de três anos. Além de prevenir a gravidez indesejada, ele ajuda na redução de sintomas da TPM, como cólicas intensas e fluxo menstrual elevado”, ressaltou.
Secretária de Articulação e Cidadãnia, Lediany Atayde, participou da ação.A ação também contou com a presença da secretária de Articulação e Cidadania, Lediany Atayde, que acompanhou de perto a oferta do novo método e destacou o impacto social da iniciativa.
“Já vivenciei muitos casos de gravidez indesejada quando estive à frente da Casa da Mulher Brasileira. Esse método será muito importante para as mulheres de Ananindeua. A saúde avança com responsabilidade e com um olhar sensível para a realidade feminina”, afirmou.
Como acessar o serviço
Para ter acesso ao Implanon pelo SUS, a usuária deve procurar uma Unidade Básica de Saúde ou Clínica Saúde da Família. Após avaliação, sendo indicada, ela recebe o encaminhamento para a Policlínica Doutor Carlos Guimarães, localizada no Conjunto Cidade Nova VIII, na Travessa WE 53, onde é realizada a aplicação do implante.
Primeira paciente a receber o Implanon.A primeira paciente contemplada pelo método no município, Diandra Silva, de 33 anos, celebrou a iniciativa.
“Antes, esse método só era disponível na rede particular. Agora, está acessível pelo SUS, por meio da Prefeitura de Ananindeua. Fiquei muito feliz e agradecida por esse olhar para as mulheres do município”, relatou.
Com a oferta do Implanon, Ananindeua reforça o compromisso com um atendimento humanizado, acessível e focado na promoção da saúde, ampliando direitos e garantindo mais autonomia às mulheres.