Notícias
3ª Ecotrilha revela potencial turístico das ilhas de Ananindeua
Cerca de 60 participantes percorreram trilha ecológica na Ilha João Pilatos, fortalecendo o turismo sustentável e valorizando as riquezas naturais do município
Por Augusto Carneiro (SEMES)
Ana dos Anjos pela primeira na Ecotrilha, em Ananindeua. “Eu acho incrível ver essas ilhas de Ananindeua. Eu mesmo nem sabia que existia um lugar tão paradisíaco. Estou amando fazer essa Ecotrilha, um verdadeiro gol de placa para o turismo local.”
As palavras são da orientadora Ana dos Anjos, encantada com a Ilha João Pilatos, localizada a aproximadamente 40 minutos de barco da Orla do Município. Ela integrou o grupo de cerca de 60 participantes da 3ª Ecotrilha, que percorreu quase 3 km entre a comunidade Nova Esperança e a comunidade Bela Vista, um trajeto que revelou paisagens preservadas e pontos de grandes belezas naturais.
O evento foi promovido pela Prefeitura de Ananindeua, por meio das secretarias de Lazer e Turismo (SELTUR), Habitação (SEHAB), Agricultura (SEMUPA) e Urbanização (SEURB), reforçando a atuação conjunta da gestão municipal em ações que valorizam o território e estimulam o desenvolvimento sustentável.
Secretário de Lazer e Turismo, Pedrinho Salgado, iniciou estudos para a criação de transporte público nas ilhas de Ananindeua. Segundo o secretário da Seltur, Pedrinho Salgado, a Ecotrilha consolida o esforço de apresentar Ananindeua como um destino turístico emergente na Amazônia.
“Estamos vivendo um momento importante, e muitos participantes vieram de diferentes municípios do estado. Aqui mesmo, neste restaurante na ilha, no furo do Rio Maguari, encontramos visitantes que aproveitaram o fim de semana para conhecer essa maravilha que está tão perto da cidade. Nosso compromisso é realizar estudos e, em breve, incentivar a criação de um transporte público que facilite o acesso às ilhas, ampliando o turismo de forma organizada e segura.”
Secretário de Habitação, Fábio Moura, vê potencial no turismo de Ananindeua. Para o secretário de Habitação, Fábio Moura, a iniciativa reforça o novo momento que Ananindeua vive.
“O que vimos aqui hoje é extraordinário. Recebi com alegria o convite do secretário Pedrinho Salgado. A trilha mostra o quanto nosso município tem potencial. Vamos trabalhar para promover outros eventos, tanto nas ilhas quanto em outros pontos turísticos. A cidade cresce, se transforma e revela belezas que emocionam. Isso só é possível porque o cidadão acredita em nosso trabalho e na seriedade da gestão.”
O comércio local também foi beneficiado. O empresário conhecido como Picolé, dono de um restaurante na ilha, destacou o impacto positivo.
“A cada evento é uma vitória. Agradeço à Prefeitura de Ananindeua por divulgar nossas ilhas, que estão ganhando uma nova identidade para quem nos visita pela primeira vez. Hoje tenho vários colaboradores, e esse movimento ajuda a gerar renda e fortalecer a comunidade. Quem quiser uma boa comida caseira, é só perguntar pelo meu nome.
Participantes concluindo a Ecotrilha. ”A 3ª Ecotrilha encerrou com a sensação de missão cumprida, moradores, visitantes e servidores municipais reunidos em um mesmo propósito, valorizar o patrimônio natural de Ananindeua e mostrar que as ilhas do município têm potencial para se tornar referência em turismo ecológico na região.
A experiência reforçou o compromisso da gestão com o desenvolvimento sustentável, a inclusão das comunidades ribeirinhas e a construção de uma nova identidade turística para o município.