Notícias
Programa Cidades Circulares marca a integração entre a Ambipar, SEURB e SEMC+
Evento determina uma nova etapa na preocupação com o meio ambiente local
Por Sidney Alves (PREFEITURA)
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEURB), em parceria com a Secretaria Municipal Extraordinária de Enfrentamento às Mudanças Climáticas (SEMC+), articulou a integração entre a Ambipar e a Cooperativa de Trabalho dos Profissionais do Aurá (COOTPA) no âmbito do Programa Cidades Circulares. O evento que marcará o início desta reunião será no dia 09/10, às 09h, na sede da cooperativa e corresponderá ao lançamento da Parceria Social da AMBIPAR, em Ananindeua. Além disso, também servirá para marcar o começo do programa Cidades Circulares no município.
Programa Cidades Circulares marca parceria entre a Ambipar, SEURB e SEMC+.Como parte desse processo, representantes das secretarias foram convidados a São Paulo para conhecer algumas das parcerias sociais do programa e acompanhar de perto as iniciativas desenvolvidas pela empresa.
A partir dessa articulação, o município de Ananindeua avança na implementação do modelo de circularidade, com foco em aprimorar e expandir a coleta seletiva. Nesse contexto, a SEURB — que desde 2015 mantém o programa de coleta seletiva em funcionamento — vem promovendo melhorias estruturais na COOTPA e ampliará as ações de educação ambiental em todo o território municipal.
A Secretaria Municipal Extraordinária de Enfrentamento às Mudanças Climáticas (SEMC+) articulou a parceria entre Ambipar, SEURB e cooperativa COOTPA para o projeto Cidades Circulares. Impressionada com a política de enfrentamento às mudanças climáticas de Ananindeua, baseada em mecanismo de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) para catadores, a Ambipar veio até Ananindeua para conhecer os projetos e ações da SEMC+.
Posteriormente, a secretaria foi convidada para ir a São Paulo conhecer uma de suas parcerias sociais. Em seguida, a SEURB conheceu o trabalho da empresa. A SEMC+ e a SEURB se uniram para implementar no município o modelo de circularidade, com o objetivo de aprimorar a coleta seletiva de Ananindeua.
A SEMC+, por sua vez, fortalece a iniciativa ao incorporar mecanismos de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) voltados aos catadores, alinhados à política municipal de enfrentamento às mudanças climáticas.
As duas secretarias seguem acompanhando, junto aos catadores, todo o processo de implantação do programa, reforçando seu caráter social, ambiental e inclusivo, e consolidando mais um passo rumo a uma Ananindeua sustentável.