Notícias
Ananindeua deixa lista dos dez municípios com maiores índices de HIV segundo Ministério da Saúde
Boletim Epidemiológico aponta queda do índice do vírus no município, que cai para 26.º lugar entre cidades com mais de 100 mil habitantes
Por Jordan Navegantes (SESAU)
Índice de casos de HIV diminuiu em Ananindeua.A Prefeitura de Ananindeua atingiu mais um resultado importante e positivo por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU). De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, do Governo Federal, o índice de casos de HIV (vírus da imunodeficiência humana) - causadora da AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida) - diminuiu na cidade.
Ananindeua, que antes aparecia em 9.º lugar entre os municípios brasileiros de mais de 100 mil habitantes com maiores índices de HIV (período 2014-2018), agora consta na 26ª posição do ranking (período 2019-2023), de acordo com o Boletim.
Conscientização e prevenção ao HIV/AIDS.O resultado se deve a diversas estratégias e ações da Prefeitura de Ananindeua, que intensificou, nos últimos anos, os serviços do SAE/CTA (Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento), as campanhas de conscientização e prevenção ao HIV/AIDS, bem como facilitou a realização de testes rápidos nas unidades de saúde, capacitou e atualizou os servidores municipais quanto ao tema e passou a entregar os medicamentos PREP (profilaxia pré-exposição) e PEP (profilaxia pós-exposição).
O médico clínico geral,Dr. Ciro Carneiro, "avanço no tratamento do HIV em Ananindeua".Médico clínico geral no município, Dr. Ciro Carneiro destaca: “Ananindeua tem avançado no tratamento do HIV com o aumento das campanhas e testes rápidos. Estamos aqui para que isso tenha uma queda cada vez maior, portanto precisamos que a população procure, cada vez mais, as nossas unidades, para que possamos fazer mais testes, tratar melhor os pacientes e contribuir mais com a queda da posição do município nesse ranking de índices de HIV do Ministério da Saúde”.
Coordenadora de ISTs, Evelyn Sampaio, "fortalecendo o compartilhamento da informação".Coordenadora de ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) da SESAU Ananindeua, Evelyn Sampaio explica algumas das ações que trouxeram esse resultado ao município: “Ananindeua avança na luta contra o HIV, ampliando nossas campanhas de prevenção, bem como testagens rápidas, fortalecendo o compartilhamento de informação e, claro, com PREP e PEP em todas as nossas unidades”.
Secretária municipal de saúde, Dayane Lima, "Ananindeua sai da lista dos dez municípios com maiores índices do vírus". Secretária municipal de saúde de Ananindeua, Dayane Lima fala da importância desse resultado: “O Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde comprova que nossas estratégias, metas e ações para a prevenção e luta contra o HIV tem sido efetivas e com um retorno positivo agora comprovado nesse levantamento. Com a gestão Doutor Daniel Santos, Ananindeua sai da lista dos dez municípios com maiores índices do vírus entre cidades com mais de 100 mil habitantes e cai 17 posições desse ranking. Isso é resultado não só de uma, mas de várias iniciativas nossas”.
No dia 20 de maio de 2025, completou 42 anos da descoberta do vírus HIV, causador da AIDS. Por meio desta descoberta, foi possível desenvolver medidas de prevenção, métodos de diagnóstico, medicamentos para controle da infecção e exames para orientar o tratamento.