Notícias
Segundo Dia D da coleta de eletrônicos marcado pela grande contribuição da população de Ananindeua
O evento teve apoio da população local
Por Sidney Alves (PREFEITURA)
Estevão Rostand, primeiro lugar na primeira edição da ação Dia D da coleta de eletrônicos.“Fiquei muito feliz com o resultado porque me dediquei bastante e tive os apoios da minha mãe e do meu tio. Eu quero que todas as pessoas façam a sua parte, para deixarmos a nossa cidade bem mais limpa”, afirmou de forma consciente o estudante Estevão Rostand, 09 anos. Ele ficou em primeiro lugar na categoria morador que mais trouxe lixo eletrônico, na primeira edição do evento. Estevão foi uma das presenças especiais no Segundo Dia D da coleta de eletrônicos, que ocorreu na tarde do sábado (17), no Parque Vila Maguary.
Secretário adjunto da SEURB, Sérgio Rato, aproveitou para convidar a todos para a nova edição.O secretário adjunto da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEURB), Raimundo Sérgio Pereira Barros (Sérgio Rato), aproveitou o evento também para convidar a população para o próximo. “Quero aproveitar este dia para convidar a todos para a nossa próxima realização, que será no dia 07 de junho, na praça do Park Anne, é um momento único de conscientização ambiental e nós estamos juntos, a nossa secretária Marilene Pinheiro e o nosso prefeito, Doutor Daniel Santos, para tornar a nossa cidade muito melhor”, relatou sobre a importância do evento.
Ana Paula Gomes, diretora de Resíduos Sólidos (SEURB), "todo este material será reciclado e transformado".Segundo Ana Paula Gomes, diretora de Resíduos Sólidos da SEURB, o projeto “Conectados com a Sustentabilidade” tem como objetivo a conscientização da população em relação ao descarte do lixo eletrônico. “Hoje estamos recebendo todos os tipos de lixo eletrônico, pois todo este material será reciclado e transformado em novos equipamentos e também em computadores. Assim, por meio desta reciclagem, conseguimos proporcionar a inclusão social das comunidades, que precisam desses equipamentos”, explicou.
Andreza Benone, coordenadora da unidade Belém do Instituto Descarte Correto.De acordo com Andreza Benone, coordenadora da unidade Belém do Instituto Descarte Correto, a primeira edição, que aconteceu na Praça da Bíblia, arrecadou quase duas toneladas e a expectativa para a segunda foi muito maior. “Acreditamos que hoje conseguiremos dobrar esta arrecadação, e entre os principais equipamentos que são recolhidos, vimos com muita frequência teclados de computadores, CPUs, celulares, mas também CDs, DVDs, são coisas que as pessoas guardam dentro de suas casas e que esperam o momento ideal para descartar, e que bom que estamos conseguindo dar esta vazão para todo este lixo”, disse.
Andreza também explicou todo o destino do que é arrecadado. “O material recolhido é direcionado para o galpão do Instituto, localizado em Belém, depois é feita a triagem do que pode ser recondicionado ou manutenção, depois colocaremos num palete e mandamos para Manaus, onde fica a nossa fábrica reversa. Lá os nossos técnicos vão fazer todo o 'destrinchamento' do que será reutilizado, ou do que vai ser triturado para se tornar matéria-prima. Todo este processo leva de um a dois meses”.
Corretor de imóveis, Sidomar Costa, também contribui para manter a cidade mais limpa.Este sentimento de deixar o município de Ananindeua cada vez mais limpo esteve presente em todo o evento. “Esta campanha é muito importante, pois serve para conscientizar para não descartarmos o eletroeletrônico em locais irregulares. Isto é, o que não está mais servindo para mim, poderá utilizado por uma outra pessoa”, avisou Sidomar Costa, corretor de imóveis, sobre a importância desta campanha.