Notícias
UBS Patrícia Sarmento promove palestra sobre saúde mental, hanseníase e prevenção da doença de Chagas
Ação abordou as campanhas Janeiro Branco e Janeiro Roxo e reforçou a importância da informação para a qualidade de vida da população
Por Augusto Carneiro (SEMES)
Começar o ano bem é o maior desejo de quem busca dar um pontapé inicial sem dívidas e com soluções pessoais e profissionais. Mas você já parou para pensar na importância de não enfrentar problemas em algo que reflete diretamente na nossa qualidade de vida? Pensando nisso, o Janeiro Branco, movimento criado em 2014, reforça a luta pelo bem-estar e pela saúde mental.
Diretora da UBS, Fernanda Tavares coordenando as palestras do Janeiro Branco, Janeiro Roxo e os cuidados no consumo do açaí. Os moradores da Cidade Nova VI tiveram a oportunidade de participar de uma palestra realizada na UBS Patrícia Sarmento, que abordou temas relacionados à campanha Janeiro Branco e também ao Janeiro Roxo, dedicado à luta mundial contra a hanseníase. A ação teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância da informação e da prevenção em saúde.
Durante a palestra, a diretora da UBS destacou a relevância do cuidado com a mente e do enfrentamento ao preconceito relacionado às doenças.
“Ter uma boa saúde é fundamental, mas os cuidados começam pela nossa mente. Atualmente, muitas pessoas estão adoecendo, e se deixando adoecer, por diversos fatores do dia a dia. Isso não pode acontecer. Quando fortalecemos nossa mente, temos mais condições de enfrentar os desafios profissionais e pessoais”, afirmou a gestora.
Ela também reforçou a importância da informação sobre a hanseníase.
“O preconceito e a vergonha precisam ser enfrentados de forma objetiva. A hanseníase é uma doença curável, mas que exige atenção, pois a falta de diagnóstico e tratamento pode causar danos irreversíveis, como feridas crônicas, cegueira e incapacidades físicas”, explicou.
A diretora ainda alertou sobre a doença de Chagas, que tem gerado preocupação nos últimos dias, especialmente relacionada ao consumo de açaí.
“É fundamental que a população adquira o açaí apenas em pontos que possuam o selo da prefeitura. Em caso de suspeita de contaminação, a pessoa deve procurar imediatamente uma Unidade de Saúde”, reforçou.
Evelyn Baía viu como "positivo" todas as palestras na UBS. A assistente social Evelyn Baía avaliou de forma positiva a palestra educativa, destacando a importância das campanhas e do olhar atento para a saúde da população local e mundial.
“É fundamental receber esse tipo de informação. Sempre cuidei da minha saúde mental, pois é a partir dela que consigo planejar uma vida feliz e saudável. Confesso que não sabia muito sobre a hanseníase, mas agora posso repassar essas informações para familiares e amigos”, afirmou.
Ela também ressaltou os cuidados com o consumo do açaí.
“Eu só compro açaí se tiver o selo da prefeitura e observar se o estabelecimento é higiênico e segue todas as normas da Vigilância Sanitária do município”, concluiu.
Comunidade da Cidade Nova VI, recebendo palestra na UBS Patrícia Sarmento.