Notícias
Prefeitura de Ananindeua inaugura Primeiro Hub de Reciclagem do norte do Brasil
O objetivo do Hub é criar um sistema eficiente de coleta e reciclagem, gerando renda, desenvolvimento e educação ambiental para a cidade
Por Denis Baima (PREFEITURA)
O município de Ananindeua deu um passo significativo na gestão de resíduos sólidos e na política de inclusão socioambiental com a inauguração do primeiro Hub de Reciclagem da região Norte. A estrutura, pioneira no seu tipo, visa integrar catadores autônomos, fomentar a coleta seletiva e servir como centro de educação ambiental para a população. O evento aconteceu na manhã desta segunda-feira (17), na Avenida Nonato Sanova, esquina com a SN 06, ao lado da praça da Bíblia, sede do Hub.
Prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos com representantes das secretarias, Ambipar e vereadores.O prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos, enfatizou o caráter transformador do projeto para o município. E a expectativa que o projeto sirva como modelo para a região, integrando a gestão de resíduos à geração de renda, desenvolvimento local e educação ambiental.
"Hoje é um dia histórico para Ananindeua. Estamos entregando à população não apenas uma estrutura física, mas um compromisso com o futuro da nossa cidade e com as pessoas que nela vivem. Este Hub de Reciclagem, o primeiro do Norte do Brasil, simboliza a união entre desenvolvimento, sustentabilidade e inclusão social. Estamos dando oportunidade e dignidade aos catadores, que há tanto tempo prestam um serviço essencial ao nosso meio ambiente, e agora o fazem com a estrutura e o reconhecimento que merecem. Juntos, com as secretarias, a iniciativa privada e o poder do cooperativismo, estamos construindo uma Ananindeua mais limpa, justa e consciente. Este é um legado de cuidado com as pessoas e com o nosso planeta", declarou o prefeito.
Retorna Machine, máquina de coleta de materiais recicláveis. Ananindeua passa a ter uma estrutura pioneira nesse tipo de tratamento de resíduos sólidos. O município recebe o Hub, e passa a ter a capacidade de acolher os catadores autônomos, as pessoas que vivem da catação e fazem disso o seu meio de vida.
A secretária da SEURB, Marilene Pinheiro, reforçou que a pasta é a responsável por toda a operação do projeto. "A operação será de responsabilidade da SEURB, vamos fiscalizar os serviços que serão oferecidos aqui. O espaço conta com ambiente para educação ambiental, coleta de resíduos e outros. A gente tá aqui pra isso, pra servir a população da melhor forma", disse Marilene.
Primeiro Hub de Reciclagem da região norte.Estrutura e Funcionamento do Hub
Cooperativa: Profissionaliza a coleta seletiva, aumenta a renda dos cooperados, reduz o envio de resíduos para aterros e fornece material reciclado para a indústria.
Hub: Integra trabalhadores autônomos, cadastrando-os, conectando-os a serviços bancários e pagando preços justos pelo material coletado, resolvendo problemas de saúde pública e impulsionando a inclusão social.
Retorna Machine: A população também terá um papel ativo. Por meio da máquina de coleta de resíduos, os cidadãos poderão descartar materiais recicláveis e acumular pontos que são convertidos em benefícios, como descontos na conta de energia, pagamento por meio de Pix e outros. E poderão acompanhar tudo pelo aplicativo “Triciclo” que pode ser baixado na loja de aplicativos dos smartphones ou pelo QR code na sede do Hub.
Maíra Pereira, diretora de relações institucionais da Ambipar.Além disso, o complexo de reciclagem ainda abriga um centro de educação ambiental, incluindo um domo para receber escolas e professores. O espaço será dedicado à conscientização sobre a importância da reciclagem e ao enfrentamento das mudanças climáticas.
Segunda a diretora de relações institucionais de Pós-consumo da Ambipar, o Hub de Reciclagem foi projetado para ser um núcleo integrado. Nele, os catadores autônomos serão cadastrados, terão acesso a serviços bancários e receberão remuneração por preços justos pelo material coletado. “A iniciativa busca dar dignidade e organizar a cadeia de reciclagem, que antes era realizada de forma informal com foco em inclusão e economia circular”, explicou Maíra Pereira.
Rafael Tello, presidente de sustentabilidade da Ambipar.Rafael Tello, presidente de sustentabilidade da Ambipar, explicou sobre o trabalho da empresa no município. “Iniciamos esse trabalho em março, com foco na economia circular e na valorização de resíduos. O objetivo da parceria com a Cootpa é aumentar o volume de material reciclado e, consequentemente, a renda dos cooperados”, falou Rafael.
Serviço: O Hub de Reciclagem fica localizado na Avenida Nonato Sanova, esquina com a SN-6, ao lado da Praça da Bíblia, e funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Prefeitura de Ananindeua investe na reestruturação da cooperativa de catadores do Aurá
O evento, realizado nesta segunda-feira, também marcou a inauguração da nova sede da Cooperativa dos Trabalhadores Profissionais do Aurá (Cootpa), que foi reestruturada com maquinários modernos, equipamentos de segurança e treinamento para os cooperadores. O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Ananindeua, por meio das SEMC+, SEURB, e a empresa Ambipar, especializada em gestão ambiental.
Noêmia do Nascimento, presidente da Cootpa. A Cootpa, que já atua há mais de dez anos em Ananindeua com coleta seletiva porta a porta em nove bairros, ganhou uma nova sede. A presidente da cooperativa, Noêmia do Nascimento, celebrou a parceria. "Com a vinda da franquia da Ambipar e com essas parcerias que a gente está formando, a nossa expectativa é a melhor possível. É uma oportunidade da gente se profissionalizar e melhorar nosso trabalho cada vez mais", declarou Nôemia.
Filippe Bastos, secretário da SEMC+, falou sobre como essa inauguração irá transformar a vida das famílias dos trabalhadores, que será acompanhada pelo Programa de Serviços Ambientais (PSA), uma iniciativa inovadora da Prefeitura de Ananindeua que destina recursos financeiros a quem presta serviços essenciais para o meio ambiente urbano, promovendo uma verdadeira mudança na qualidade de vida.
Secretário da SEMC+, Filippe Bastos (preto), explicando os investimentos da prefeitura na cooperativa. "Hoje marca o início de uma grande transformação para Ananindeua. A cooperativa COOTPA, que nasceu ainda no antigo lixão do Aurá e se estruturou em 2018, recebe agora um volume de investimentos que vai impulsionar sua produtividade e, consequentemente, a renda de cada um dos catadores que dedicam seu trabalho aqui. Os catadores estão entre as categorias profissionais mais vulneráveis. Com esses investimentos e o PSA, estamos fortalecendo toda a cadeia da reciclagem, melhorando as condições de vida dessas pessoas e conectando Ananindeua a uma nova economia: a economia circular”, explicou Filippe.