Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Espetáculo no Parque Vila Maguary emociona público e reforça debate sobre racismo e resistência

O Herdeiro Cativo do Reino de Mambwe, levou conhecimento histórico, crítica social e reflexão sobre desigualdades ainda presentes no século 21

16/11/2025 22h53
Por Augusto Carneiro (SEMES)

Alan Rayol gostou da apresentação e espera mais peças teatrais no espaço. “Quem não gosta de cultura, lazer e entretenimento? Hoje, assistir a esse espetáculo no Parque Vila Maguary foi algo incrível e deslumbrante. O Herdeiro Cativo do Reino de Mambwe traz conhecimento e relembra a história não só do Brasil ou da África, mas de todo o mundo. É um alerta sobre racismo, escravidão e tantas outras questões que, infelizmente, ainda permanecem no século 21”, disse Alan Rayol, mecânico industrial que fez questão de prestigiar a apresentação.

Mestre Harles Oliveira na apresentação do espetáculo no Teatro Municipal. Mestre Harles Oliveira, diretor do grupo O Pássaro Junino Pavão, apresentou o espetáculo "O Herdeiro Cativo do Reino de Mambwe" no Teatro Municipal, de forma totalmente gratuita. Esta foi a primeira apresentação do grupo no espaço, trazendo ao público uma narrativa de resistência e luta, que aborda temas antigos como tráfico infantil, escravidão, racismo e problemas históricos que ainda são realidade na sociedade brasileira.

“A história é a melhor forma de aprendermos, principalmente para evitar que erros do passado se repitam. Infelizmente, ainda ouvimos falar de tráfico de crianças, racismo e escravidão, questões que mancham não apenas a imagem do Brasil, mas do mundo. A peça pode parecer inocente em alguns momentos, mas revela feridas que continuam abertas em diversas camadas sociais”, reforçou o diretor.

A atriz Jane Sombra falou sobre a importância do teatro para a sociedade. A atriz Jane Sombra, intérprete da Duquesa Elizabeth, destacou a importância de ampliar o acesso à arte e ao teatro como ferramentas de transformação social. Para ela, levar peças dessa natureza ao público ajuda a formar cidadãos mais críticos e conscientes.

“Parabenizo a Prefeitura de Ananindeua por dar esse presente à população. O teatro também forma pessoas, oferecendo clareza para decisões que influenciam o bem-estar social. Os temas tratados no espetáculo certamente despertam senso crítico e reforçam a importância de resistir e lutar contra erros cometidos há séculos, sendo que muitos deles ainda presentes nos dias de hoje”, afirmou a atriz.