Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

“Maria da Penha Vai à Escola” reforça o papel da educação na prevenção da violência em Ananindeua

Iniciativa levou diálogo sobre igualdade de gênero e respeito para os adolescentes, mostrando a escola como espaço fundamental na formação de cidadãos conscientes

24/08/2025 17h39
Por Amanda Duarte (PREFEITURA)

Maria da Penha Vai à Escola.Na manhã da última sexta-feira, dia 22, a Escola Núcleo de Ensino Pequeno Príncipe, localizada no bairro Distrito Industrial, recebeu a ação “Maria da Penha Vai à Escola”, promovida pela Prefeitura de Ananindeua por meio da Secretaria Municipal da Mulher (SEMMU).

A atividade fez parte da campanha Agosto Lilás e destacou a escola como um espaço estratégico de conscientização, onde valores como respeito, igualdade de gênero e combate à violência doméstica foram discutidos de maneira clara e acessível.

A programação contou com palestra, roda de conversa, atividades pedagógicas e materiais lúdicos, todos elaborados para envolver nos adolescentes em uma linguagem próxima ao seu cotidiano. Mais do que repassar informações, o objetivo foi despertar o protagonismo infantojuvenil e formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres.

“Proteger as crianças e empoderar as mulheres é um dever de todos”.Para a coordenadora da Escola Pequeno Príncipe, Kethellen Ribeiro, o projeto deixou uma marca importante na formação dos estudantes. “Falar sobre o Agosto Lilás é transformador e fundamental, porque a educação tem um papel não apenas no aprendizado acadêmico, mas na formação de cidadãos conscientes. Quando levamos para o ambiente escolar o debate sobre o enfrentamento da violência contra a mulher, estamos plantando sementes de respeito, igualdade e empatia para as novas gerações.”

A técnica de enfermagem da SEMMU, Juliana Nascimento, ressaltou a relevância de trabalhar o tema desde cedo com crianças e adolescentes. “A importância de levar o projeto ‘Maria da Penha Vai à Escola’ é fundamental na educação, pois promove conscientização e aprendizado aos adolescentes sobre respeito, igualdade entre meninas e meninos e sobre como evitar situações de violência. Assim, a escola se torna um espaço de proteção e de construção de uma sociedade mais justa e igualitária.”

Com o lema “Proteger as crianças e empoderar as mulheres é um dever de todos”, a ação reafirmou o compromisso de Ananindeua em ampliar o alcance da Lei Maria da Penha e fortalecer políticas públicas que unem educação, proteção e cidadania.