Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Programa “Vet Ananin” atende mais de 100 animais no bairro do 40 Horas

A ação ofereceu serviços de consultas e vacinação antirrábica gratuitas para os tutores de pets da região

31/07/2025 09h58
Por Denis Baima (PREFEITURA)

Cãozinho participando da ação.O programa Ação Vet Ananin – “Amar é Cuidar” é uma iniciativa da Prefeitura de Ananindeua, coordenada pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal (SEMPA), voltada para a promoção da saúde e do bem-estar de cães e gatos dos bairros de Ananindeua, com a proposta de oferecer consultas veterinárias gratuitas, vacinação antirrábica, aplicação de vermífugos e orientações sobre cuidados básicos com os animais. Além de atender às necessidades imediatas dos pets, o programa busca conscientizar a comunidade sobre posse responsável, combate ao abandono e a importância da saúde animal para o bem-estar coletivo.  

Na última quarta-feira (30), o programa chegou ao bairro do 40 Horas, levando atendimento veterinário gratuito e vacinação antirrábica, orientações para tutores sobre cuidados básicos com os pets e fortalecendo o vínculo entre a comunidade e as ações de proteção animal da Prefeitura de Ananindeua.  

Elton Nunes, secretário de Proteção e Defesa animal de Ananindeua.Secretário da SEMPA, Elton Nunes, destacou o trabalho da secretaria em prol da proteção, defesa e saúde animal no município.

"O programa Ação Vet Ananin surgiu para reforçar o compromisso da Prefeitura de Ananindeua com a saúde e o bem-estar dos animais, oferecendo serviços essenciais aos tutores de pets. A ação não só cuida dos pets, mas também conscientiza a comunidade sobre posse responsável e o combate ao abandono. Essa iniciativa fortalece o vínculo entre a população e as políticas públicas de proteção animal, mostrando que cuidar dos nossos animais é cuidar de toda a sociedade. Seguiremos levando esse programa a mais bairros, porque amar, verdadeiramente, é cuidar!"  

Verônica Freitas, veterinária da SEMPA, realizando exames no cãozinho. Verônica Freitas, médica veterinária da SEMPA, falou sobre a importância da realização do programa no 40 Horas.

"A SEMPA está promovendo esta ação, oferecendo atendimento veterinário gratuito para a comunidade do bairro 40 Horas. A iniciativa visa garantir o bem-estar dos pets e reforçar a importância do cuidado animal como parte essencial da saúde pública. Essa ação é fundamental para levar mais qualidade de vida aos animais e à comunidade. Com isso, a Prefeitura reforça seu compromisso com a proteção animal e convoca os moradores para participarem das ações da SEMPA", explicou Verônica.  

Maria Gabriela e sua cadelinha Liz.A estudante Maria Gabriela, 14 anos, aproveitou a ação para levar sua cadelinha Liz para ser atendida no local próximo à sua casa.

"Hoje eu trouxe a minha cadelinha, a Liz, para a vacinação e consulta, e acho essa ação da Prefeitura muito importante. É uma iniciativa fundamental para proteger os nossos animais e garantir que eles recebam os cuidados que merecem. Fico muito feliz em ver a Prefeitura investindo no bem-estar dos pets da nossa cidade", disse Maria.  

Marco Magalhães e seu gatinho Mico.O acadêmico de Direito Marcos Magalhães, tutor do Mico, estava muito grato pela realização da ação no seu bairro e destacou a importância para os animais, que são considerados pelas pessoas como parte da família.  

"Eu trouxe meu gatinho, Mico, para a vacinação aqui no programa 'Vet Ananin'. Essas ações da Prefeitura são essenciais para a saúde dos nossos animais, que são parte da nossa família. Agradeço todo o apoio e a estrutura montada pela Prefeitura de Ananindeua e espero que mais iniciativas como essa cheguem aos nossos bairros", agradeceu Marcos.  

Cadastro de pets.A SEMPA foi criada para disponibilizar o acesso a cuidados veterinários básicos, devido à falta de recursos financeiros ou à escassez de ações no município, prevenindo e reduzindo o aumento de doenças, a reprodução descontrolada e o sofrimento animal. A ação “Vet Ananin” surge como uma resposta a essa demanda, proporcionando atendimento de qualidade e conscientização sobre bem-estar animal. Além disso, a iniciativa impacta positivamente a saúde pública, já que animais saudáveis reduzem os riscos de zoonoses e outros problemas ambientais. O programa atende tutores de animais, priorizando famílias de baixa renda que não têm condições de arcar com serviços veterinários particulares.