Notícias
Profissionais discutem diretrizes sociais, econômicas, ambientais e institucionais para o PPA 2026–2029 e LOA 2026 em Ananindeua
Oficinas técnicas reuniram servidores de diversas secretarias municipais para alinhar propostas e construir os programas temáticos da nova fase do planejamento público
Por Amanda Duarte (PREFEITURA)
Durante três dias, de 21 a 23 de julho, a sede da Associação Comercial e Industrial de Ananindeua (ACIA) foi o espaço de debate e construção coletiva das diretrizes que irão compor o Plano Plurianual (PPA) 2026–2029 e a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2026. As oficinas reuniram técnicos de secretarias municipais que atuam nas dimensões social, econômica, ambiental e de gestão administrativa.
As atividades integram a elaboração participativa dos instrumentos de planejamento da Prefeitura de Ananindeua, coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Finanças (SEPOF), e visam garantir que o planejamento estratégico do município esteja alinhado com as demandas da população e com as prioridades de cada área da administração pública.
Nair Sember, assessora de planejamento da SEPOF.Segundo Nair Sember, assessora de planejamento da SEPOF, o primeiro dia foi dedicado às secretarias que atuam com políticas sociais.
“O objetivo das oficinas é permitir que os servidores conheçam, discutam e alinhem as propostas do plano de governo às contribuições recebidas durante as audiências públicas. Nesta primeira etapa, tivemos a presença das secretarias responsáveis por áreas como saúde, educação, segurança e direitos humanos”, explicou.
Na terça-feira (23), o foco foi nas políticas públicas ligadas à dimensão econômica e ambiental. Já o terceiro dia, quarta-feira (24), reuniu as secretarias responsáveis pelo suporte administrativo e gestão estratégica, consolidando o eixo da governança municipal.
Técnicos de secretarias municipais."Durante esses três dias, cada secretaria está desenvolvendo seus programas temáticos a partir de uma metodologia comum, orientada por diagnósticos técnicos, dados atualizados e a escuta da população. O resultado será a base dos programas e ações que vão nortear o desenvolvimento do município nos próximos quatro anos”, completou Nair Sember.
As oficinas permitiram o aprofundamento em temas como inovação tecnológica, sustentabilidade, geração de emprego e renda, uso racional dos recursos naturais, equilíbrio fiscal e promoção da equidade. Também foram apresentados dados econômicos e ambientais que subsidiarão a elaboração das metas estratégicas para o próximo ciclo do PPA.
O Plano Plurianual (PPA) é o principal instrumento de planejamento de médio prazo da administração pública, responsável por definir as diretrizes, objetivos e metas da gestão para um período de quatro anos. Já a Lei Orçamentária Anual (LOA) define, de forma detalhada, as receitas e despesas do município para cada exercício fiscal.
Com a contribuição dos profissionais técnicos e a participação popular nas audiências públicas e ferramentas digitais, Ananindeua reafirma o compromisso com uma gestão planejada, participativa e voltada para o desenvolvimento sustentável.