Notícias
COMEA 2023: Ananindeua promove Etapa Municipal da Conferência Nacional de Educação - CONAEE 2024
Representantes da educação em diálogos e discussões para melhoria da educação no Brasil
Por Jordan Navegantes (SESAU)
Cris Lilian Vilhena, coordenadora do Fórum de Educação de AnanindeuaEm caráter extraordinário convocada pela Presidência da República, em 11 de Setembro de 2023 (11.697/2023), a Conferência Nacional de Educação (CONAE) terá, em 2024, o tema “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”. Como o tema indica, esta conferência extraordinária será o momento de elaboração do novo Plano Nacional de Educação (PNE) para os próximos dez anos.
“A Conferência Municipal acontece a cada dois anos, porém, desta vez, foi necessária a realização de uma nova (2023) um ano depois da última edição, realizada em 2022, uma vez que a do ano passado não teve seus acordos cumpridos pela última gestão do Governo Federal. Por isso, a edição 2023, que está com sua etapa municipal em andamento, é considerada extraordinária”, explica Cris Lilian Vilhena, coordenadora do Fórum de Educação de Ananindeua.
Discussões para garantia da educaçãoA etapa municipal nas mais de 5.000 cidades participantes está acontecendo e vai até dia 29 de Outubro, pelo calendário nacional. Em Ananindeua, o período iniciou no dia 18 de Outubro e vai até o dia 14 de Novembro. A etapa estadual no estado do Pará será nos dias 27 e 28 de novembro de 2023.
A Conferência Nacional Extraordinária será desdobrada em 'sete eixos', que vão abrir as formulações de problemas, causas, objetivos, diretrizes, metas e estratégias para construção do PNE 2024-2034, a serem consolidadas no documento referência que será elaborado pelo Fórum Nacional de Educação (FNE).
Em Ananindeua, a COMEA 2023
Leila Freire , Titular da Secretaria de Educação de Ananindeua, ao lado de nobres participantes da COMEA 2023A etapa municipal da CONAEE 2024 está no período da fase municipal. Está em andamento a I Conferência Municipal Extraordinária de Educação de Ananindeua (COMEA 2023), que terá seu lançamento em 30 de Outubro, sua pré conferência em 1º de Novembro e sua conferência magna nos dias 13 e 14 de Novembro deste ano, no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Ananindeua (SEMED), Altimá Alves. A COMEA 2023 está em sua fase principal, de diálogos e discussões, para a criação de um documento que será enviado para a etapa estadual e posteriormente à etapa nacional. Período este que iniciou em 18 de Outubro e vai até o dia 14 de Novembro.
Coordenadora do Fórum Municipal de Educação de Ananindeua, Cris Lilian Vilhena“Na recomposição do Fórum Nacional de Educação, foram convocados todos os coordenadores e presidentes dos fóruns de educação do país, dos 5.570 municípios e de todos os estados e Distrito Federal para que nós fizéssemos e convocássemos as nossas populações educacionais para realizar as conferências extraordinárias, porque o documento que será encaminhado por nós para essa discussão é que dará origem ao novo Plano Nacional de Educação. É um momento de escuta e de discussão”, conta a coordenadora do Fórum Municipal de Educação de Ananindeua, Cris Lilian Vilhena.
Cris Lilian Vilhena, ao lado de representantes da educaçãoEm Ananindeua, o Fórum de Educação é ativo e atuante e, a partir do diálogo com os fóruns estaduais e nacional, foi decidida a criação da COMEA 2023. “O Fórum Nacional e o Fórum Estadual nos deram a oportunidade de valorizar os delegados que foram eleitos à conferência estadual em Ananindeua, para que eles sejam os delegados natos e façam parte da nova conferência, a extraordinária”, diz Cris Vilhena.
São 200 delegados, profissionais e trabalhadores da Educação Básica, do Ensino Superior, da Educação Profissional e também representantes da Sociedade Civil Organizada. Eles foram delegados na 8ª Conferência Municipal de Educação de Ananindeua e foram eleitos entre 350 candidatos da etapa estadual.
Eixos da CONAE 2024
A Conferência Nacional Extraordinária será desdobrada em sete eixos, que vão abrir as formulações de problemas, causas, objetivos, diretrizes, metas e estratégias para construção do PNE 2024-2034, a serem consolidadas no documento referência que será elaborado pelo Fórum Nacional de Educação (FNE):
Eixo I - O PNE como articulador do Sistema Nacional de Educação (SNE), sua vinculação aos planos decenais estaduais, distrital e municipais de educação, em prol das ações integradas e intersetoriais, em regime de colaboração interfederativa;
Eixo II - A garantia do direito de todas as pessoas à educação de qualidade social, com acesso, permanência e conclusão, em todos os níveis, etapas e modalidades, nos diferentes contextos e territórios;
Eixo III - Educação, Direitos Humanos, Inclusão e Diversidade: equidade e justiça social na garantia do Direito à Educação para todos e combate às diferentes e novas formas de desigualdade, discriminação e violência;
Eixo IV - Gestão Democrática e educação de qualidade: regulamentação, monitoramento, avaliação, órgãos e mecanismos de controle e participação social nos processos e espaços de decisão;
Eixo V - Valorização de profissionais da educação: garantia do direito à formação inicial e continuada de qualidade, ao piso salarial e carreira, e às condições para o exercício da profissão e saúde;
Eixo VI - Financiamento público da educação pública, com controle social e garantia das condições adequadas para a qualidade social da educação, visando à democratização do acesso e da permanência;
Eixo VII - Educação comprometida com a justiça social, a proteção da biodiversidade, o desenvolvimento socioambiental sustentável para a garantia da vida com qualidade no planeta e o enfrentamento das desigualdades e da pobreza.