Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Comunidade Parque Ani ganha Centro de Inclusão Digital Sustentável

O projeto oferece cursos de informática aos moradores da comunidade, especialmente a adultos e idosos, para que possam aprender a usar a tecnologia

20/02/2026 12h46
Por Denis Baima (PREFEITURA)

A Prefeitura de Ananindeua, por intermédio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEURB), em parceria com o Instituto Descarte Correto, entregaram 11 computadores recondicionados pelo projeto "Conectados com a Sustentabilidade" na comunidade Parque Ani. Esses computadores serão utilizados no Centro de Inclusão Digital Sustentável da comunidade. 

Esta é a segunda entrega dos 22 computadores recondicionados pelo projeto, que já entregou 11 computadores para a associação comunitária na Ilha de João Pilatos há duas semanas.

Secretário Adjunto, Sergio Rato e Secretária titular da SEURB, Marilene Pinheiro.A secretária da SEURB, Marilene Pinheiro, enfatizou a conclusão do projeto, que, após mobilizações de coleta de resíduos eletrônicos e o recondicionamento dos eletrônicos, foi finalizado com a entrega para a comunidade.

“O projeto visa conscientizar a população sobre o descarte correto de lixo eletrônico, que não deve ser jogado de qualquer maneira. O lixo eletrônico precisa ser descartado corretamente, pois, quando jogado no lixo comum, não retorna ao meio ambiente de forma adequada. O objetivo do projeto é transformar tudo o que iria para o lixo em algo que beneficiará os moradores do nosso município, e isso é muito gratificante para mim e toda a equipe da SEURB”, disse Marilene.

Os computadores são frutos das três edições do Dia “D”, que ocorreram no ano passado e coletaram 8,9 toneladas de resíduos eletrônicos, totalizando 16.577 itens, e contaram com a participação direta de mais de 1 mil pessoas.

Maria Sousa, presidente da Associação Comunitária do Parque Ani.Maria Sousa, presidente da Associação Comunitária do Parque Ani, falou sobre a importância do projeto da SEURB para a comunidade.

“Hoje, estamos recebendo 11 computadores do projeto da SEURB, que é muito gratificante, pois todos os moradores contribuíram nos dias ‘D’, descartando seu lixo de forma correta. Com esses computadores, teremos cursos de computação, especialmente para a terceira idade, para que nossos adultos e idosos possam aprender a usar a tecnologia. Agradecemos à Prefeitura e à equipe que fez esse trabalho acontecer. O esforço continua, e esperamos que outras comunidades também sejam beneficiadas!", disse Maria.

Leonardo Botelho, coordenador de Instituto Descarte Correto. Leonardo Botelho, coordenador do Instituto Descarte Correto, parceiro da SEURB nesse projeto, falou sobre como a iniciativa vai ajudar a vida dos moradores da comunidade.

"Hoje, estamos entregando mais uma sala de inclusão digital aqui na comunidade do Júlia Seffer. Essa iniciativa, fruto da parceria com a SEURB, transforma resíduos eletrônicos em oportunidades para a população. Além de fornecer computadores, estamos oferecendo cursos profissionalizantes que ajudarão as pessoas a buscarem empregos e melhores oportunidades profissionais no futuro. Nosso trabalho é retirar resíduos do meio ambiente, recondicioná-los e devolvê-los à comunidade através dessas salas de inclusão digital”, explicou Leonardo.

O projeto “Conectados com a Sustentabilidade” aposta na educação ambiental e na mobilização comunitária, envolvendo escolas, empresas, lideranças locais e órgãos públicos para transformar lixo eletrônico em novas oportunidades. A iniciativa é voltada para a coleta e destinação ambientalmente adequada de resíduos eletrônicos no município.