Notícias
100% de frequência no primeiro dia de provas do SAEB 2023 nas escolas municipais de Ananindeua
Por Jordan Navegantes (SESAU)
Nesta terça-feira (24), foi iniciado o período de aplicação das provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), ano 2023, nas unidades de ensino da Rede Municipal de Ensino (RME) de Ananindeua. As duas primeiras escolas a realizarem a prova foram as EMEF´s (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) Manoel Lobato Maués e Belo Saber, onde as frequências foram de 100%.
Todos os 18 alunos matriculados no 5º Ano da EMEF Manoel Lobato, localizada no bairro de Águas Lindas, e os 24 alunos matriculados na turma de 5º Ano da EMEF Belo Saber, localizada no bairro do Levilândia, compareceram e fizeram as provas. Nos próximos dias, entre 25 de outubro e 10 de novembro, outras 63 unidades também farão a prova.
Aproximadamente 10 mil alunos, entre turmas de 5° e 9° Ano, vão fazer as provas de língua portuguesa e de matemática. As turmas que estudam pela manhã farão as provas pontualmente às 8h, com abertura dos portões 7h ou antes, seguindo o combinado pela escola. As turmas que estudam pela tarde vão fazer as provas pontualmente às 14h, com horário de abertura de portão previamente combinado pela escola.
Momento de acolhimento
Tanto na EMEF Manoel Lobato, quanto na EMEF Belo Saber houve um momento de acolhimento aos alunos que chegavam à escola para realização da prova. Como em ambas as provas foram aplicadas no turno da tarde, as escolas der almoço para os alunos, além de bastante acolhimento e palavras de incentivo.
Na escola Manoel Lobato, os alunos foram recebidos com um tapete vermelho, música, o carinho e o apoio de toda a equipe da unidade de ensino. “Este dia foi preparado e planejado com muito carinho para que eles se sentissem a vontade, muito embora o nosso vínculo afetivo já demonstre isso. Criamos um ambiente muito agradável para que esse dia acontecesse com muita leveza, pois sabemos que eles estão nervosos e isso é normal”, conta a gestora da escola, Giselle Acácio.
Ela diz: “sabemos também que as famílias, são fundamentais nesse processo de desenvolvimento da aprendizagem. Solicitamos que dialogassem com seus filhos, elevassem a autoestima deles para que encontre a força dentro de si, e assim consiga alcançar seu objetivo”. E expressa o sentimento de gratidão, principalmente a todo o empenho da equipe da escola, especialmente ao grupo da secretaria escolar, às manipuladoras de alimentos e ao professor Cláudio Araújo, regente da turma do 5º Ano da Manoel Lobato.
Já na escola Belo Saber, os alunos foram recebidos com homenagem, pois eles receberam uma medalha na entrada e ao final da prova um certificado de conclusão. “Foi muito gratificante ver nos rostos dos nossos alunos a alegria e a emoção de participar de uma avaliação tão importante que é o SAEB”, relatou a gestora da unidade, Karla do Socorro.
“A ideia de dar as medalhas na chegada deles foi para reforçar o quanto eles eram vencedores, pois estavam estudando desde o início do ano. Tinham aula de reforço no contraturno todos os dias. Eles se esforçaram muito. Então, as medalhas foram pra simbolizar que eles são vencedores. E o certificado de participação na avaliação SAEB foi para reforçar o quanto valeu a pena todo o esforço deles. A acolhida no dia da prova foi fundamental para que eles não ficassem nervosos, pois estavam ansiosos por esse dia. Foi tudo pensado para que eles ficassem calmos e seguros”, explica a gestora da Belo Saber.
EMEF Belo SaberPai de Pedro Guilherme Pinheiro, de 10 anos e aluno do 5º Ano da EMEF Manoel Lobato Maués, o técnico de informática Felipe Pinheiro conta que a preparação do filho para a prova contou com apoio de toda a família: “eu e a mãe dele incentivávamos muito ele a estudar, estar presente em todos os simulados dia de sábado, nas provas, nas atividades. Em tudo”.
Ele relembra que na época da pandemia de covid-19 o filho teve algumas dificuldades para aprender e relata que o filho teve uma grande crescente graças ao esforço coletivo entre escola e família. “O professor focou em cima dele, ajudou muito Pedro, que creio que fez uma boa prova”. O pequeno Pedro revela: “foi uma boa prova. Algumas questões fáceis, algumas questões difíceis. Lembrei muito dos simulados e das provas que eu fiz. Os conteúdos que eu estudei na escola. Foi muito bom. Eu achei legal!”.