Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Ananindeua realizou a 1ª Trilha Ecológica para mulheres na Ilha de João Pilatos

18/03/2023 21h27
Por Bárbara Matoso (PREFEITURA)

“Eu soube da trilha a um convite de uma amiga, e aí tive o privilégio de vim conhecer a comunidade de Ananindeua. Para mim é uma oportunidade muito grande de participar dessa trilha ecológica, é muito linda, favorável para o município. Estou achando essa trilha maravilhosa, a ilha, toda a ideia que deram de divertimento, de conhecer esse lugar lindo e claro, o contato maior com a natureza, de conhecer os nossos rios, os grandes rios que envolvem Ananindeua, o rio Icuí. É um privilégio tá junto com essa comunidade”, disse Aline Loureiro, de 37 anos, residente de Ananindeua há 30 anos. 



Aline foi uma das 55 mulheres que participaram da 1ª Trilha Ecológica das Mulheres, promovido pela Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), que aconteceu no último sábado (18). 

O evento que foi um passeio ecológico em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, iniciou na Marina Canto da Ilha, com atividades físicas e interação entre as participantes. E logo após, saíram de barco da marina que fica localizada no Curuçambá diretamente para um café da manhã na Comunidade de Igarapé Grande. As participantes realizaram uma caminhada em uma trilha de em média 2,5km até a comunidade de João Pilatos. Na comunidade as mulheres fizeram uma aula de ritmos e ginastica, e houve parada para almoço, onde acontecia venda de artesanato local.  

O evento contou com mulheres de todas as idades. Dona Iraneide Amélia da Silva, de 75 anos, era pura alegria e diversão e amou participar da sua primeira trilha. “Uma trilha é a primeira vez que eu faço, já faço pilates e outras atividades, tenho 75 anos e amo aventuras e esportes. Eu estou amando essa trilha, já estou esperando a próxima. Vim com minha filha, minha professora de pilates, tinha gente querendo vir, mas não tinha mais vagas. Queria pisar nesse chão”, ponderou ela.  

A 1ª Trilha Ecológica das Mulheres teve por objetivo que as participantes pudessem visitar a região insular de Ananindeua. O diretor de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo da SEDEC, Adrielson Almeida Furtado explicou o objetivo do evento.  “Em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, pensamos nessa trilha para que as mulheres puderem visitar essa região de Ananindeua, com a proposta de contato com a natureza. Sendo ainda uma forma de promover o turismo nas comunidades, o turismo de base comunitária. A gestão toda é com base na comunidade, aconteceu um café da mulher aqui todo produzido pela comunidade, assim movimentando a economia, gerando novos negócios para os moradores da área”.  
Luana Alves, de 23 anos, mora em Belém e ficou maravilhada de conhecer as ilhas de Ananindeua. “É a primeira vez que estou fazendo esse tipo de passeio, eu já gosto um pouco da vida saudável. Eu nem sabia que existiam ilhas em Ananindeua, eu vim de Belém e é muito interessante essa localidade, eu amei. Vim com um grupo de quatro amigas e estamos tendo essa experiencia, tá sendo muito interessante, muito especial pra gente, tá sendo muito interessante valorizar o que nosso estado tem”. 

O diretor de Desenvolvimento, Adrielson contou ainda que foram realizadas 60 inscrições no evento, e havia mais 35 mulheres em uma lista de reserva, e que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico já programa novas trilhas como essa. “O evento de hoje foi exclusivo para as mulheres, mas nós teremos futuramente a rota das ilhas. Hoje fizemos uma rota das ilhas, que sai da marina, vem para Igarapé Grande, vai para João Pilatos, e volta para a marina, porém temos três rotas diferentes, todas envolvendo a comunidade”.  

Ciane Garcia, de 38 anos, está de 7 meses da Aurora e foi comemorar o Dia Internacional da Mulher fazendo trilha com sua bebê na barriga. “Eu gosto muito de trilha, já fiz várias trilhas e essa foi uma amiga que me falou que sairia da marina que eu já conheço e aí ficou mais fácil. Eu não conhecia essa área de Ananindeua, sabia das ilhas, mas nunca havia explorado. Eu fiquei em uma lista de espera, já estava meio triste que eu não seria contemplada, mas aí apareceu uma vaga e eu fiz rapidinho os procedimentos e vim. Eu gosto muito dessas atividades ao ar livre, sempre que possível, eu tento praticar atividades físicas e hoje eu trouxe a Aurora. Já estou no último trimestre, então já estamos nas nossas atividades de mulher para mulher, que combinou com o evento né? Uma trilha das mulheres com a minha garotinha”, contou ela.