Pautas
Ananin SUS Digital - Programa de Informatização da Saúde de Ananindeua
Por Caroline Rocha (PREFEITURA)
O prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel assina nesta quarta-feira (10), às 17h, na sede da ACIA - Associação Empresarial de Ananindeua, a ordem de serviço para iniciar a informatização de todas as Unidades de Saúde o município, entre elas, Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s). Um investimento de 4 milhões de reais que prevê em até sete meses um sistema de internet de fibra óptica, novos computadores, impressoras, tabletes e acessórios e periféricos necessários.
Na prática, após a conclusão dos serviços que estão divididos em duas etapas, a Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (Sesau) terá acesso a todos os dados de produção das suas Unidades de Saúde em tempo real. Com a informatização, haverá integração entre as Unidades com as duas policlínicas que serão inauguradas pela Prefeitura e com isso o paciente terá o seu agendamento agilizado quando for encaminhado durante o atendimento.
A informatização facilitará também, a consolidação dos dados de atendimento para que sejam reportadas ao Ministério da Saúde (MS) ou Secretaria Estadual de Saúde do Pará (Sespa), acompanhando do prontuário eletrônico dos pacientes e gestão sobre a dispensação de medicamentos de uso contínuo, podendo repor os fármacos nas Unidades com estoque perto do fim.
Neste primeiro momento serão instalados os pontos de internet com a tecnologia de fibras ópticas em todos as Unidades de Saúde e, equipar com computadores, impressoras e tabletes 30% das Unidades até o mês de dezembro de 2021. Já a segunda etapa prevê que os 70% das Unidades de Saúde recebam os seus equipamentos até o mês de junho de 2022. Os serviços completos contratados pela prefeitura são a interconexão, gerenciamento, manutenção e fornecimento de LINK de internet para as rede de dados e comunicação.
Vantagens da informatização das Unidades Municipais de Saúde
A informatização do sistema de saúde municipal tem o objetivo de criar meios e mecanismos para coleta, avaliação e transmissão das informações necessárias para a gestão. Com isso, será possível realizar planejamentos de curto, médio e longo prazo, além de organizar e avaliar os serviços que estão sendo ofertados para a população, e assim, agilizar os fluxos administrativos.