Pautas
Parque Maguary celebra conquistas e resistência do Hip-Hop feminino em Ananindeua
Por Jade Palheta (FPM)
A Fundação Maguary, no próximo dia 30 de novembro, recebe o Festival Hip-Hop Parque Maguary, evento cultural que marca o encerramento das oficinas promovidas pela atleta Lívia Vitória, referência do breaking paraense e destaque em competições nacionais e internacionais. A programação acontece das 17h às 22h, no Vila Parque Maguary, com entrada gratuita.
O festival integra o Movimento Hip-Hop Paraense, que completa 32 anos, e reforça o compromisso do município com políticas públicas de incentivo às artes urbanas, à juventude periférica e ao protagonismo feminino no esporte e na cultura.
Protagonismo e Transformação Social
Contemplada pelo Edital Paulo Gustavo – Cultura Urbana e Periférica, Lívia Vitória compartilhou técnicas, experiências e vivências com jovens de Ananindeua ao longo de oficinas dedicadas ao breaking. Agora, os alunos terão a oportunidade de se apresentar no festival e participar de batalhas 1x1, mostrando o talento desenvolvido.
Além das competições de dança, a programação inclui apresentações musicais, homenagens a instrutores e apoiadores do movimento, além de uma roda de conversa sobre esporte, cultura urbana e transformação social.
Conquistas da atleta
Mesmo jovem, Lívia já se destaca como um dos grandes nomes do breaking no país, levando o nome do Pará ao cenário internacional. Entre seus principais resultados estão:
Campeã Battle Saint-Laurent-du-Maroni – Guiana Francesa (2025)
Campeã do Vibe das Minas (2023)
Campeã do Festival Goiano de Breaking
2.º Lugar no ISF Gymnasiade Mundial – França (2022), medalha de prata pelo Brasil
Bicampeã do Red Bull Cypher Belém (2023/2024)
Seu desempenho já foi reconhecido em veículos como G1, O Liberal, Esporte Espetacular, Ananindeua Notícias e Federação Paraense de Dança Esportiva.
Hip-hop como resistência e identidade
A Fundação Maguary e a Secretaria Municipal de Cultura destacam que o evento é um marco de valorização da cultura urbana, do esporte educacional e do empoderamento das mulheres no hip-hop.
Realização: Prefeitura de Ananindeua — Edital Paulo Gustavo / Ministério da Cultura / Governo Federal.