Pautas
Ananindeua realiza a 3ª Ecotrilha Ambiental
Por Augusto Carneiro (SEMES)
Ananindeua realiza a 3ª Ecotrilha Ambiental e promove integração com natureza, cultura e sustentabilidade.
Após o sucesso das duas primeiras edições, a Prefeitura de Ananindeua realiza mais um percurso ecológico guiado, desta vez conectando a comunidade de Nova Esperança até a bela localidade de Bela Vista, unindo esporte, cultura e educação ambiental.
A Prefeitura de Ananindeua promove, no próximo dia 16 de novembro (domingo), a 3ª edição da Ecotrilha Ambiental, evento que já se consolidou como uma das principais ações de turismo ecológico e conscientização ambiental do município. A atividade é organizada pela Secretaria Municipal de Lazer e Turismo (Seltur), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA).
Depois da grande participação registrada na 2ª edição, realizada no Quilombo do Abacatal, a nova Ecotrilha retorna para a Ilha de João Pilatos, local que sediou a primeira edição durante a XX Semana do Meio Ambiente. O cenário natural, marcado por floresta preservada, trilhas sombreadas e comunidades tradicionais, será novamente palco de um percurso repleto de aprendizado e contemplação da natureza.
O PERCURSO:
Os participantes irão percorrer 2,5 km, saindo da Comunidade de Nova Esperança e seguindo até a localidade de Bela Vista, ambos na Ilha de João Pilatos.
A concentração será na Marina do Canto da Ilha, onde haverá organização das equipes e acolhimento dos trilheiros.
Proposta da Ecotrilha é oferecer uma experiência que une contato direto com a natureza; Turismo sustentável; Valorização cultural das comunidades ribeirinhas; Conscientização sobre preservação ambiental; Integração entre moradores, visitantes, estudantes e ambientalistas.
Durante o percurso, os participantes terão acesso a atividades de educação ambiental, vivências culturais e interação com moradores locais e guias ambientais, criando um espaço de troca de conhecimentos e fortalecimento comunitário.
OBJETIVOS DA 3ª ECOTRILHA
Incentivar práticas de turismo ecológico
Engajar jovens e moradores das ilhas
Estimular a preservação das áreas naturais do município
Destacar a importância das comunidades tradicionais
Promover saúde, lazer e bem-estar
PÚBLICO-ALVO:
Moradores de Ananindeua, turistas, estudantes, ambientalistas e todos os interessados em atividades ao ar livre e em vivências sustentáveis.
ENTREVISTADOS SUGERIDOS:
Representante da SEMA
Representante da Seltur
Moradores da Ilha de João Pilatos (Nova Esperança / Bela Vista)
Guias ambientais
Participantes da trilha
3ª ECOTRILHA AMBIENTAL – PREFEITURA DE ANANINDEUA
Abertura: 16/11/2025 – 8h30
Local: Trilha da Bela Vista (Ilha de João Pilatos)
Percurso: 2,5 km
Concentração: Marina, Canto da Ilha
Início do Percurso: Comunidade de Nova Esperança (Ilha de João Pilatos)
Destino: Localidade de Bela Vista (Ilha de João Pilatos)
Prefeitura de Ananindeua, Seltur e SEMA
Contato ASCOM: (91) 98613-1466 – Augusto Carneiro (ASCOM Seltur)