Pautas
Secretaria de Direitos Humanos de Ananindeua promove primeira ação do projeto “Terreiro de Direitos"
Por Jamille Sousa (ASCOM)
A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos realiza, no dia 5 de novembro de 2025, a primeira ação do projeto “Terreiro de Direitos”, iniciativa voltada para o fortalecimento das comunidades tradicionais de matriz africana do município. O evento será realizado na Sede da Associação dos Filhos e Amigos da Cultura Afrobrasileira (AFACAB), no conjunto Júlia Seffer, no bairro Águas Lindas, das 9h às 13h.
Com o tema “Saúde nos Terreiros”, a ação busca aproximar o poder público dos espaços de fé, cultura e resistência, reconhecendo a importância dos terreiros como referências sociais e culturais. A proposta é oferecer serviços básicos de saúde e cidadania, promover acolhimento e orientação à comunidade, além de incentivar o diálogo sobre direitos e combate ao racismo religioso.
Entre as atividades previstas estão a emissão de carteiras de identidade (RGs), testagens rápidas de ISTs, distribuição de preservativos e materiais informativos, além de um espaço de convivência voltado à escuta e ao fortalecimento comunitário.
A ação conta com a participação de servidores da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, através da Coordenação de Políticas Públicas para Povos Tradicionais de Matriz Africana (POTMAS), responsável pela articulação com as comunidades e pela execução das atividades. Além de apoio da Secretaria de Saúde (SESAU) e Polícia Civil.
O “Terreiro de Direitos” representa mais um passo na consolidação das políticas públicas de inclusão e valorização das tradições afro-brasileiras em Ananindeua. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em garantir o acesso à cidadania, combater o preconceito e promover o respeito à diversidade religiosa.
Serviço:
Local: Sede da AFACAB (Júlia Seffer – Rua 09, Casa 26, Bairro Águas Lindas)
Data: 05 de novembro
Horário: 9h às 13h