Pautas
Ananindeua inicia Pré-Conferências para fortalecer o desenvolvimento rural sustentável
Por Amanda Duarte (PREFEITURA)
A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura de Ananindeua (SEMUPA), iniciará o ciclo de Pré-Conferências de Desenvolvimento Rural Sustentável no município. A iniciativa tem como objetivo construir, de forma participativa, uma agenda voltada ao fortalecimento da zona rural, ouvindo diretamente as comunidades e promovendo políticas públicas eficazes para o campo.
As atividades começaram nesta sexta-feira, 1.º de agosto, com a primeira pré-conferência realizada na sede da APHA, localizada na Estrada do Curuçambá, nº 14. O encontro contará com a participação das comunidades do Curuçambá e Parque das Águas e acontecerá das 8h30 às 11h30.
Durante os encontros, serão debatidas propostas voltadas para a valorização da agricultura familiar, o fortalecimento da produção local, a criação de políticas agroecológicas, além da garantia da soberania alimentar e da sustentabilidade ambiental. Os eventos também são uma oportunidade para levantar demandas específicas de cada comunidade e propor ações que ampliem o acesso às políticas públicas rurais.
Confira o cronograma das próximas pré-conferências:
🔹 05/08 (terça-feira)
📍 Barracão de Santo Expedito – Comunidade Nova Esperança
🕣 8h30 às 11h30
Comunidades participantes: Nova Esperança, Maritubinha I, Maritubinha II, Tachimiranda e Sassunema.
🔹 12/08 (terça-feira)
📍 Casa do Presidente da Associação de Pequenos Produtores Rurais da Agrovila – Comunidade João Pilatos
🕣 8h30 às 11h30
Comunidades participantes: João Pilatos, Igarapé Grande, Viçosa, Santa Rosa e Sororoca.
🔹 19/08 (terça-feira)
📍 Sede da AMPQUA – Comunidade Quilombola do Abacatal
🕣 8h30 às 11h30
Comunidades participantes: Abacatal e Sítio Bom Jesus.
Encerrando o ciclo de escuta e mobilização popular, será realizada a 1ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Ananindeua (CMDRSA), no dia 28/08 (quinta-feira), de 8h a 17h, no Auditório da SEMED – Av. Magalhães, nº 26, Bairro Guanabara.
Na Conferência Municipal, serão consolidadas todas as propostas debatidas nas pré-conferências, além da eleição dos representantes da sociedade civil que participarão das próximas etapas do processo.
A Prefeitura reforça que a participação da população rural é essencial para a construção de políticas públicas que realmente atendam às necessidades do território.