Pautas
Agentes comunitários de saúde de Ananindeua participam de capacitação sobre a tuberculose
Por Jordan Navegantes (SESAU)
Em constante atualização, os servidores da saúde da Prefeitura de Ananindeua sempre passam for formações e capacitações. Na quarta-feira (26), por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (SESAU), os agentes comunitários de saúde (ACS) da cidade participarão de uma capacitação sobre a tuberculose e o ILTB, no auditório da Unama Br.
A tuberculose é um doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis (MTB) e transmitida pelo ar através da tosse, espirro ou fala da pessoa com tuberculose pulmonar ou laringia ativa. Estima-se que a cada três pessoas, uma pode estar infectada. Já o ILTB significa infecção latente da tuberculose e ocorre quando uma pessoa é infectada pelo MTB a partir de um indivíduo com tuberculose (TB) bacilífera (formas pulmonar e laríngea) e o bacilo permanece viável sem causar doença no indivíduo.
Com a campanha “Detectar, tratar e curar: unidos contra a tuberculose!”, a Prefeitura de Ananindeua transmite a mensagem de que a informação salva vidas é presente, com a capacitação, preparar, ainda mais, seus profissionais da saúde.
Sugestão de entrevistados:
Ketny Oliveira - Diretora de Vigilância Sanitária de Ananindeua;
Agentes comunitários de saúde (ACS) de Ananindeua.