Pautas
Prefeitura promove "Ato de Reparação e Combate ao Racismo Religioso"
Por Amanda Duarte (PREFEITURA)
Nesta sexta-feira (21), data que celebra as Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SECDH), realizará um Ato de Reparação e Combate ao Racismo Religioso. O evento acontecerá no Canteiro Central da Coletora Oeste, no Conjunto Julia Seffer, onde, em abril de 2024, três árvores sagradas foram cortadas em um ato de intolerância religiosa contra o terreiro Ilé Ase Iya Ogunté.
O ato simbólico incluirá o replantio das árvores sagradas e a assinatura de um contrato de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), iniciativa que alia preservação ambiental e respeito às práticas religiosas das comunidades de matriz africana.
O evento também celebra a Lei nº 14.519/2023, que institui o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, coincidindo com o Dia Internacional contra a Discriminação Racial, estabelecido pela ONU em memória ao massacre de Sharpeville, ocorrido em 1960 na África do Sul.