Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Pautas

Apresentação do NUCA aos adolescentes e jovens de Ananindeua

17/02/2022 16h59
Por Rosane Linhares (PREFEITURA)
Abertura: 18/02/2022 10h00
Encerramento: 18/02/2022 12h00
Local: SINE
Endereço: BR 316, Km 09 ao lado do Residencial Paulo Fonteles, próximo à Prefeitura de Ananindeua
Contatos: Rosane Linhares -

O município de Ananindeua aderiu no dia 03 de agosto de 2021 ao Selo Unicef - Edição 2021- 2024. A iniciativa representa o compromisso da gestão municipal em fortalecer as políticas públicas que garantem os direitos das crianças e adolescentes de forma integral e integrada entre os setores da administração pública, principalmente nas áreas da assistência social, educação e saúde.

Desde o mês de agosto, o município vem seguindo uma agenda com ações planejadas e efetivas e, a depender dos resultados, será certificada com o Selo. E nesta sexta-feira, dia 18 de Fevereiro, será realizada no auditório do SINE, a primeira reunião preparatória, envolvendo representantes de adolescentes e jovens atendidos pelos CRAS, secretarias municipais e a comunidade em geral para apresentar e mostrar como irá funcionar o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA -, em Ananindeua. A importância do NUCA, atividades oferecidas e os principais desafios temáticos para a conquista do Selo UNICEF e como essas ações podem ser aplicadas no município.

Na ocasião, serão selecionados os participantes que irão compor o núcleo. O projeto de articulação do Selo UNICEF uma ação Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho - SEMCAT. 

Sobre o Selo UNICEF

O Selo UNICEF Município Aprovado é uma iniciava para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes da região Semiárida e Amazônia Legal Brasileira, áreas que concentram o maior número de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade.

A iniciativa vem contribuindo para que o Brasil alcance os "Objetivos de Desenvolvimento do Milênio" (ODM) relacionados à população de até 17 anos, reduza as disparidades regionais e avance na universalização dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.

A metodologia combina capacitação de atores municipais, aprimoramento dos mecanismos de gestão local e mobilização social, com ampla participação comunitária, principalmente dos adolescentes.