Pautas
Ananindeua Celebra a 3ª Feira da Agricultura Familiar e Povos Tradicionais no Curuçambá.
Por Denis Baima (GABINETE)
Sugestão de Entrevistado: Pedro Soares - titula da Semupa e Doutor Daniel - Prefeito do município
O município de Ananindeua está se preparando para receber mais uma edição da Feira da Agricultura Familiar e Povos Tradicionais realizada pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura (SEMUPA), em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar(SEAF). O evento vai acontecer no sábado, dia 02, de 7h às 15h, na Praça da Misericórdia, em frente à Paróquia da Transfiguração do Senhor, bairro do Curuçambá.
É importante ressaltar que no mês de janeiro de 2024, foi realizada a 2ª Expoagro e 1ª Feira da Agricultura Familiar e Povos Tradicionais de Ananindeua. No entanto, a organização do evento decidiu manter como nome oficial “Feira da Agricultura Familiar e Povos Tradicionais”, isto é, sem a expressão “Expoagro” e sem o número da edição.
O objetivo principal é impulsionar a economia solidária no setor, destacando aspotencialidades da produção rural do município e demonstrando seu compromisso com políticas públicas e projetos voltados para o desenvolvimento sustentável, através da agricultura famíliar.
A programação incluirá capacitações nos setores de pesca e agricultura, exposição de tecnologias ligadas ao meio rural, demonstração de tecnologias da cadeia pesqueira e da piscicultura, bem como a exposição e venda de produtos agroflorestais. Um destaque especial, será o Bingo Ananin Rural, além de uma programação cultural pensada para a valorização dos artistas do próprio município.
Para tornar este evento possível, contamos com o apoio de diversas instituições e organizações, incluindo a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Laboratório de Ictiologia e Dinâmica de Populações Pesqueira (LAID), Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Associação de Produtores e Hortifrutigranjeiros da Gleba Guajará (APHA), e Associação de Moradores e Produtores Quilombolas de Abacatal - Sítio Bom Jesus (AMPQUA), entre
outras.
O Secretário Municipal de Pesca e Agricultura, Pedro Soares, expressou sua expectativa em relação ao evento, afirmando: "A intenção do prefeito Daniel Santos é garantir que os pequenos produtores rurais tenham a oportunidade de comercializar seus produtos num evento especialmente pensado para esse público-alvo".
Portanto, convidamos a todos para celebrar mais uma feira da agricultura familiar e dos povos tradicionais de Ananindeua.