Pautas
Prefeitura entrega certidões de imóveis para 40 moradores na comunidade Cana Brava
Por Denis Baima (GABINETE)
A prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB), realizará a entrega de 40 certidões de imóveis na comunidade Cana Brava nesta quinta-feira (25).
Ananindeua avança no seu projeto de regularização fundiária, promovendo segurança jurídica e bem-estar social no município. O processo de entrega de certidões imobiliárias é fruto dos esforços da gestão municipal executado pela SEHAB através do programa “Ananindeua Legal”, que confere a legitimidade jurídica das propriedades no mercado formal, possibilitando aos moradores o acesso a linhas de créditos, programas habitacionais e outros.
A certidão de imóvel é um documento que fornece informações detalhadas sobre o imóvel em si, incluindo seu histórico, localização, dimensões, gravames e ônus que possam incidir sobre ele. A certidão de imóvel não comprova a propriedade, mas fornece informações relevantes para quem deseja adquirir ou negociar um imóvel.
O programa “Ananindeua Legal” é o maior programa de regularização fundiária da região norte, e já beneficiou em 3 anos, mais de 60 comunidades no município com a entrega de 37.591 títulos de propriedade.
O Programa "Ananindeua Legal" foi lançado em 2021, sob coordenação da Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB), com objetivo de entregar, em apenas 4 anos, 50 mil títulos de propriedade. Com isso, a partir de 2024, o município se tornará referência no País em Regularização Fundiária Urbana (REURB).
A regularização fundiária é regulamentada pela Lei Federal n.º 13.465/2017, que combate a exclusão e a desigualdade social, garantindo o direito à moradia e para conferir aos munícipes todos os direitos inerentes da propriedade, com segurança jurídica e oportunidade de novos investimentos para melhor aperfeiçoamento do lar em que vivem.
Sugestão de entrevistado: Prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos; Secretário de habitação, Alexandre Gomes