Pautas
Centro Especializado do Pé Diabético será inaugurado nesta quinta-feira (14), em Ananindeua.
Por Klyvia Soares (GABINETE)
Bairro do Coqueiro. Sugestão de entrevistados: Prefeito Dr. Daniel; Secretária de Saúde, Dayane D'Lima e usuários da Rede de Saúde M
Nesta quinta-feira (14), às 8h acontecerá a inauguração do Centro Especializado do Pé Diabético na Comunidade Lago Azul, no bairro do Coqueiro. No mesmo local, também funcionará a Clínica Saúde da Família Lago Azul, que terá os atendimentos básicos como vacinas, exames, consultas, testes rápidos, entre outros. O Centro do Pé Diabético está sendo muito aguardado, pois a diabetes é uma condição que afeta mais de 400 milhões de pessoas ao redor do mundo.
Quando não tratada adequadamente, essa condição pode oferecer diversos riscos à saúde do paciente, incluindo o surgimento de problemas graves, como o chamado pé diabético, essa condição é muito frequente em decorrência de complicações nos quadros de Diabetes Mellitus.
Uma das consequências sofridas pelo paciente diabético mal controlado ao longo dos anos é a neuropatia diabética, condição na qual é desenvolvida a perda da sensibilidade das extremidades do corpo. Isso facilita o aparecimento de feridas principalmente na região dos pés.
Como o paciente passa a não sentir dor, ele não percebe e não protege a lesão, ocasionando o aumento da ferida. Além disso, pessoas com o diabetes sem controle, tendem a apresentar dificuldade no processo de cicatrização tornando mais fácil uma infecção no local afetado, o que ocasiona em muitos casos, a amputação do membro.
O Centro Especializado tratará os pacientes, cuja ferida seja de média complexidade, serão encaminhados através das Unidades Básicas de Saúde, esse tratamento específico possibilitará a cura da lesão, para que não haja necessidade de amputação do pé do paciente. No caso dos pacientes que apresentem feridas de alta complexidade, os mesmos serão encaminhados para outro nível de atenção da Rede de Saúde para tratamento.
De que forma será o Fluxo para atendimento no Centro do Pé Diabético?
Os encaminhamentos serão realizados, caso necessário, pelas UBS/Clínica Saúde da Família onde será feito o atendimento inicial do paciente.
Funcionamento do Serviço:
O Centro Especializado do Pé Diabético funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Sugestão de entrevistados: Prefeito Dr. Daniel; Secretária de Saúde, Dayane D'Lima e usuários da Rede de Saúde Municipal que realizam tratamento para diabetes.