Pautas
Prefeito e Ministro visitam obras em imóveis do Residencial Pouso do Aracanga.
Por Jackie Carrera (PREFEITURA)
Nesta sexta feira, 17, a partir das 10h, em uma visita técnica às obras do conjunto habitacional “Pouso do Aracanga”, no bairro do aurá, o prefeito Doutor Daniel, o Ministro das Cidades, Jader filho; e o Secretário Municipal de habitação, Alexandre Gomes; irão juntos anunciar a abertura do período de cadastramento de candidatos a beneficiários ao Programa Minha Casa Minha Vida.
A visita se deve a proximidade do período de entrega de 1344 imóveis do residencial Pouso do Aracanga, que está previsto para ser entregue no segundo semestre de 2024.
As obras tinham sido suspensas em 2017. E no ano passado, o prefeito Doutor Daniel assinou um termo de cooperação com a Caixa Econômica Federal para o retomar as obras. O investimento é de aproximadamente 57 milhões de reais. Vale ressaltar, que o residencial é de faixa 1 (um) que atende o programa Minha Casa Minha Vida.
Os cidadãos interessados têm até 30 dias para se inscrever, pois o cadastro começa nesta sexta e encerra dia 17 de dezembro.
Voltado para famílias de baixa renda com objetivo de garantir o acesso à moradia digna, o programa possui vários critérios para selecionar os candidatos a beneficiários dentro desse perfil, evitando assim fraudes no programa habitacional.
Entre os requisitos básicos, estão: A renda familiar deve ser compatível com as faixas estabelecidas pelo programa; não ser proprietário de imóvel; e atender aos critérios de prioridade estabelecidos. Por exemplo, tem mais chances, as famílias residentes em área de risco ou insalubre ou que tenham sido desabrigadas, comprovado por declaração do ente Público; famílias com mulheres responsáveis pela unidade familiar, comprovado por autodeclaração; e famílias que tenha alguma pessoa com deficiência, comprovado com apresentação de atestado médico.
O programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) visa reduzir o déficit habitacional no país, oferecendo condições facilitadas de financiamento da casa própria. Com diversas faixas de renda, promove inclusão social e melhoria da qualidade de vida de diversas camadas da população.
Video ensinando passo a passo
Para conhecer cada um dos critérios para se tornar um beneficiário do Programa e saber como faz o cadastro e os documentos necessários, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Habitação criou uma página no Site da Sehab, hospedado no Portal da Prefeitura.
É só acessar www.ananindeua.pa.gov.br/sehab e clicar no banner do programa. Ao abrir a página é só ler todas as informações sobre o programa e assistir o vídeo tutorial que ensina o passo a passo de como se inscrever. O vídeo também está neste link no YouTube da prefeitura.