Pautas
Agentes Comunitários de Saúde de Ananindeua terão tabletes para trabalhar
Por Caroline Rocha (PREFEITURA)
Em novembro de 2021, a prefeitura de Ananindeua apresentou o programa Ananin SUS Digital, que é um serviço de informatização de todas as Unidades de Saúde o município, entre elas, Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s). Um investimento de 4 milhões de reais que prevê um sistema de internet de fibra óptica que já está sendo implantando nas Unidades, bem como novos computadores, impressoras e tabletes.
Nesta sexta-feira (04), o prefeito municipal, Doutor Daniel, acompanhado da Secretária Municipal de Saúde, Dayane Lima, realizam a entrega de tabletes para uso exclusivo dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Durante a solenidade, a gestão municipal fará a apresentação da UBS Saré, localizada no 40 horas, como a primeira Unidade totalmente informatizada do município.
A entrega dos equipamentos vai ocorrer na Igreja Quadrangular Labaredas de Fogo, na Cidade Nova 2, às 11h. Antes disso, a partir das 08h, os 740 ACS’s de Ananindeua receberão um curso de capacitação e treinamento para uso dos tabletes, bem como dos aplicativos que estão instalados no mesmo.
O Ananin SUS Digital compreende a instalação de pontos de internet com a tecnologia de fibras ópticas em todos as Unidades de Saúde e, equipar com computadores, impressoras e tabletes. A conclusão da execução do programa, está prevista para acontecer até o mês de junho de 2022. Os serviços completos contratados pela prefeitura são a interconexão, gerenciamento, manutenção e fornecimento de LINK de internet para as redes de dados e comunicação.
Após a conclusão dos serviços a Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (Sesau) terá acesso a todos os dados de produção das suas Unidades de Saúde em tempo real. Com a informatização, haverá integração entre as Unidades com as duas policlínicas que foram inauguradas pela Prefeitura no começo de janeiro de 2022. Com isso o paciente terá o seu agendamento agilizado quando for encaminhado durante o atendimento.
A informatização facilitará também, a consolidação dos dados de atendimento para que sejam reportadas ao Ministério da Saúde (MS) ou Secretaria Estadual de Saúde do Pará (Sespa), acompanhando do prontuário eletrônico dos pacientes e gestão sobre a dispensação de medicamentos de uso contínuo, podendo repor os fármacos nas Unidades com estoque perto do fim.