Pautas
Carnanindeua terá baile de carnaval para órgãos e entidades de inclusão social
Por Bárbara Matoso (PREFEITURA)
A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), realiza o “Bailinho Inclusivo” no próximo dia 10 de fevereiro, a partir das 9h para crianças e adolescentes assistidos pelo Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPS I), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e escolas municipais de Ananindeua, além de entidades inclusivas parceiras como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação de Pais e Amigos dos Autistas (APAN), Associação Folclórica e Cultural Tancredo Neves (AFOCTAN) e a Pais de Mães de Anjos.
A programação é voltada para crianças com transtorno do espectro autista, síndrome de Down, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), limitações motoras e outros. O objetivo do carnaval adaptado para esse público de crianças e adolescentes é promover a conscientização e o desenvolvimento de habilidades sociais das mesmas.
O “Bailinho Inclusivo” também quer mostrar que “todos”, independente da deficiência, seja física ou cognitiva, podem participar dos festejos culturais da sociedade, quando respeitadas as diferenças.
O evento será no salão principal do Clube ASBEP, com apresentações de personagens, bandinha, aula de dança, brinquedos como cama elástica e piscina de bolinhas. Além disso, o evento contará com música baixa, brincadeiras saudáveis, orientadas por profissionais capacitados, e muita alegria.
Ainda dentro da programação, diversas oficinas, como pintura facial, grafite, slime e desenho. Na ocasião, será escolhida a fantasia e a máscara mais original, os vendedores devem ganhar brindes da Coco Leve.
O “Bailinho Inclusivo” faz parte da abertura oficial do Carnanindeua 2023, coordenado pela SECULT, em parceria com as secretarias municipais de Saúde (SESAU), Assistência Social (SEMCAT), Educação (SEMED) e Trânsito (SEMUTRAN). A Secretaria Municipal de Cultura espera um público de 1.000 pessoas, entre elas crianças e adolescentes, e seus responsáveis.