Pautas
Prefeitura realiza I Copa de Futebol Quilombola em Ananindeua
Por Rosane Linhares (PREFEITURA)
A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), realizará a 1ª edição da Copa de Futebol Quilombola na próxima sexta-feira, 25 de novembro, no campo de futebol do Abacatal, localizado na Estrada do Aurá, KM 8, bairro Aurá, e inicia às 8:20h e vai até às 11h, cada partida terá duração de 20 minutos.
O torneio tem o objetivo incentivar a prática da atividade física, promover o fortalecimento dos vínculos comunitários e familiares, além de combater o racismo. A Copa Quilombola irá reunir cerca de 60 atletas, de dentro e fora da comunidade, que terão a oportunidade de conhecer e respeitar a comunidade e a cultura quilombola.
O evento também irá contar com apresentações culturais, através de capoeira e do grupo de dança do quilombo, além de roda de conversa sobre socialização da cultura quilombola do Abacatal com a equipe da Universidade da Amazônia.
Comunidade Quilombola
O quilombo do Abacatal foi criado em 1710. Inicialmente era uma fazenda de cana-de-açucar e Cacau, onde o dono era o Conde Coma Mello de Portugal que teve um relacionamento com a escrava Olímpia. Eles tiveram 3 filhas chamadas Maria que deram início à comunidade. Hoje, mais de 200 famílias vivem no quilombo e a base de sustento é a agricultura familiar.
A comunidade conta com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Estrela Ananin que oferece o acolhimento e promove um atendimento diferenciado às famílias da região, fortalecendo os fatores protetivos, os vínculos familiares e comunitários, além de estimular o processo de emancipação e de autonomia.
Sugestão de entrevista: Prefeito Dr. Daniel Santos, a Secretário da Semcat, Marisa Lima, e jogadores.