Pautas
Em Ananindeua, mais de 300 Microempreendedores serão certificados pela Prefeitura
Por Ivana Barreto (PREFEITURA)
Mais de 300 microempreendedores serão certificados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), que realizaram cursos de qualificação promovidos pela Secretaria com o intuito de aumentar a qualidade de seus atendimentos, serviços e produtos, contribuindo para o crescimento da economia. A certificação dos profissionais ocorrerá nesta quinta-feira, 10, às 9h, na ACIA (Associação Empresarial de Ananindeua).
Os cursos foram realizados no decorrer dos últimos meses por microempreendedores de diversas áreas, e incluem gestão financeira, formação de preços, gestão de estoque, como aumentar as vendas e lucrar mais, atendimento ao cliente, artesanato paraense, marketing digital, formalização de MEI’s e marcas e patentes.
A Secretaria de Desenvolvimento é responsável por fomentar a economia do município, assim promove por meio de inúmeras ações inovadoras ambientes atrativos para novos negócios, fortalecendo o setor econômico já existente e contribuindo para geração de emprego e renda. O trabalho inclui o fomento do empreendedorismo local, oferecendo qualificações profissionais de acordo com a área especifica.
As área de atuação da Sedec incluem além da economia, agricultura e pesca , turismo, feiras e mercados, a Casa do Açaí e a Sala do Empreendedor, que trabalham para alcançar os indicadores que promovem o crescimento de Ananindeua.
Ananin Esperança
Na ocasião, também serão entregues aos microempreendedores individuais (MEI’S) que foram selecionados, o microcrédito de 2 mil reais do programa Ananin Esperança, ofertado pela Prefeitura por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), e que visa prestar assistência aos MEI’s do municipio.
O programa é um microcrédito de R$ 2.000,00 (dois mil reais), com taxa de juros de 0,99% ao mês, o mais baixo do mercado. Para efetuar o pagamento, o empreendedor terá dois meses de carência e será dividido em 10 vezes. Se as 09 parcelas forem pagas até o vencimento, a 10° será paga pela Prefeitura de Ananindeua.
Para participar, o MEI precisa realizar a inscrição e corresponder alguns critérios como, não ter restrições em nenhuma instituição financeira, não ter recebido qualquer benefício do governo estadual e formar grupo de aval solidário de três a cinco pessoas. Os MEI’s também precisam participar do minicurso de Gestão Financeira, um dos pré-requisitos do programa.