Pautas
Consultório na Rua fará seu primeiro atendimento e para os índios Warao
Por Bárbara Matoso (PREFEITURA)
O Consultório na Rua que foi lançado na última sexta-feira (26), pela Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), fará seu primeiro atendimento. O programa que visa ampliar o acesso à saúde básica às pessoas em vulnerabilidades sociais, estas, que marginalizadas por diferentes motivos, não o teriam acesso de maneira digna e a serviços de qualidade. Então é uma garantia de direitos a essas pessoas.
O Consultório na Rua atenderá de forma itinerante, e esse atendimento nessa primeira vez será feita na comunidade Warao no Curuçambá, no Residencial Jardim Cidadania.
Os Warao (povo da água na língua materna), são um grupo étnico constituído originalmente há mais de oito mil anos na região do delta do Rio Orinoco, são hoje a segunda maior etnia da Venezuela com cerca de 49 mil pessoas. Com a crise política e econômica na Venezuela provocou o deslocamento forçado dos Warao, gerando um fluxo gradual para o Brasil sobretudo a partir de 2014.
O Consultório na Rua é composto por uma equipe de multiprofissionais que desenvolverão ações integrais de saúde específicas para as necessidades do público em vulnerabilidade.
Sugestão de Entrevistas: indígenas Warao, médicos, secretaria de Saúde, Dayane Lima e prefeito Daniel Santos.