Pautas
Errata: Ananindeua lança projeto de combate à pobreza menstrual
Por Rosane Linhares (PREFEITURA)
A Prefeitura Municipal de Ananindeua (PMA), por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat) e com o apoio das secretarias de Educação e de Saúde, lança nesta terça-feira (14) o Projeto Fluxo com Respeito, o qual combate à pobreza menstrual e conseqüentemente a ausência das estudantes da rede municipal no período escolar.
O projeto visa promover a saúde de alunas de baixa renda atendidas nos 10 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Ananindeua, por meio da distribuição gratuita de absorventes e de produtos de higiene íntima feminina e do acesso à informação, com a ampliação do diálogo sobre o tema nas políticas públicas, serviços públicos, na comunidade e nas famílias.
O acompanhamento das estudantes e de suas famílias será por meio da equipe das secretarias de assistência social e saúde, com atividades voltadas sobre sexualidade, gravidez precoce, controle do corpo, menstruação como algo natural, entre outros assuntos que envolvem esse tema, além do atendimento psicossocial, visto que as meninas estão menstruando cada vez mais cedo.
O projeto também prevê a produção de materiais educativos, oficinas e campanhas de informação sobre saúde e higiene íntima menstrual pelo município com ampla divulgação.
O recebimento dos absorventes higiênicos será por meio de cotas mensais e está atrelado à frequência escolar e pelo acompanhamento da equipe dos CRAS de Ananindeua.
A estimativa da Semcat é beneficiar cerca de 6 mil adolescentes com idade entre 11 e 14 anos, a maioria matriculadas nos anos finas do ensino fundamental. E a distribuição começará a ser feita a partir de terça-feira (07), após o lançamento do projeto.