Pautas
Vacinação contra a Covid-19 recomeça neste sábado (27) em Ananindeua
Por Caroline Rocha (PREFEITURA)
A campanha de imunização contra a Covid-19 em Ananindeua recomeça neste sábado (27), após 12 dias de suspensão da vacinação destinada a primeira dose em idosos. Com a chegada de mais um repasse de vacinas ao Estado e a distribuição de 3.830 novas doses ao município, a Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (Sesau) teve que mudar o seu calendário para atender a nova recomendação da Campanha Estadual de Vacinação que é vacinar os idosos até a faixa etária de 80 anos acima.
Por isso, neste sábado, a vacinação dos idosos de Ananindeua irá começar de onde parou, ou seja, a partir da idade de 82 anos ou mais. Decrescendo a idade a cada dia até a próxima segunda-feira (1º), quando atinge essa faixa etária limite. Nos dias seguintes, o calendário continua priorizando os idosos acima de 80 anos de idade. Vale destacar que, desde o dia 14 de fevereiro, o município encerrou a aplicação da primeira dose por falta de doses, mas, de lá pra cá, manteve normalmente a aplicação da segunda.
UBSs vacinando em Ananindeua
A vacinação continuará nas 09 Unidades Básicas de Saúde (UBS) escolhidas pela prefeitura Municipal para execução do calendário vacinal: UBS Júlia Seffer, UBS da Guanabara, UBS Águas Brancas, UBS do Distrito Industrial, UBS do PAAR, UBS Paulo Frota (Cidade Nova), UBS do Uirapuru, UBS do Coqueiro e a UBS do Jaderlândia.
Documentos necessários
As doses de vacina contra a Covid-19 enviadas pelo Ministério da Saúde devem atender o contingente populacional residente no município, haja vista que o quantitativo total será proporcional ao número de habitantes. Sob recomendação do Ministério Público de Ananindeua, os documentos necessários devem ser: RG, CPF, Cartão SUS, Comprovante de residência (no nome do idoso) e/ou título eleitoral. Não havendo como apresentar o documento de comprovação de domicílio, o familiar/acompanhante poderá cadastrar o endereço e uma equipe da Secretaria vai ao local para confirmar as informações para então vacinar o idoso. A medida foi necessária para garantir transparência diante dos órgãos oficiais de controle e da população que tem direito às doses.