Notícias
Escolas municipais irão passar por manutenção preventiva e corretiva para o retorno parcial das aulas presenciais
Por Lucas Rocha (PREFEITURA)
A prefeitura anuncia revitalização das escolas municipais para a retomada do ensino presencial para o próximo semestre, de forma híbrida e seguindo todos os protocolos sanitários.Na manhã desta sexta-feira (25), o prefeito Doutor Daniel Santos acompanhado pela Secretária de Educação Prof. Leila Freire e Vereadores assinaram os Termos de Ordem de Serviço que deram início ao processo.
“O planejamento é que a gente possa nesse segundo semestre voltar às aulas presenciais e voltar já com várias escolas revitalizadas e com um padrão diferente para que os nossos alunos tenham mais qualidade nas ambiências escolares. Todos os profissionais da educação estão recebendo a vacina para que a gente volte às aulas presenciais com segurança”, afirma o Prefeito..
Neste primeiro momento, as escolas passarão por manutenção na estrutura física, elétrica e hidráulica. Receberão pintura em geral e serão reequipadas, para que assim, a comunidade escolar seja atendida presencialmente.
“Nós iniciamos o ano com a perspectiva do ensino remoto que por conta das questões pandêmicas que ainda estamos vivenciando e cuidamos para que todos os processos licitatórios fossem feitos e de forma legal, pudéssemos iniciar a manutenção preventiva e corretiva. Hoje nós temos 75 escolas do município que precisam de manutenção. A meta é revitalizar 20 até setembro. Todos esses recursos continuarão a ser oferecidos, mas seguiremos no início do segundo semestre com o ensino híbrido. Em outubro já estaremos 100% presenciais.”, afirma a Secretária Municipal de Educação, professora Leila Freire.
Para a professora Débora, da CREI Essência Anani, a expectativa pelo retorno às salas de aulas é grande.
“O retorno é de suma importância para a comunidade. Isso vai ser impactante à nossa realidade,nós estamos nos desdobrando no trabalho nesse momento de pandemia. E quando as crianças voltarem e verem a nossa creche reformada vai ser uma alegria muito grande.”
Atualmente, a Rede Municipal de Educação de Ananindeua é formada por 86 escolas e 20 anexos e tem matriculado mais de 38 mil alunos. O Sistema de Ensino de Ananindeua atende a educação básica - Educação Infantil (creche e pré-escola) e ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e também a modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e iniciou o ano letivo de forma remota utilizando de plataforma digital como ambiente virtual de aprendizagem, tendo como suporte de grupos digitais, materiais impressos e aulas transmitidas pela TV aberta.