Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Idosos acompanhados pela SEMCAT vivem manhã especial no cinema

A atividade reuniu usuários do CRAS, CREAS e da Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI)

04/02/2026 19h28
Por Rosane Linhares (PREFEITURA)

Usuários do CRAS, CREAS e Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) no cinema.Sorrisos, emoção e a sensação de pertencimento marcaram a ida de idosos acompanhados pelas unidades socioassistenciais da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT) ao cinema, em um shopping da cidade, nesta quarta-feira, 04. A atividade reuniu usuários do CRAS, CREAS e da Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), reforçando a garantia de direitos, o acesso ao lazer e o fortalecimento de vínculos.

Para muitos participantes, a experiência foi mais do que um simples passeio, representou a oportunidade de sair da rotina, socializar e ocupar espaços que também são seus por direito. A ação integra o trabalho contínuo desenvolvido pela SEMCAT, que busca promover qualidade de vida e inclusão social para a pessoa idosa no município.

Dona Januária Monteiro Santana, acompanhada pelo CRAS do Distrito Industrial.“Eu gosto muito de sair, de passear, das programações que o CRAS oferece. Passei por um acidente e tenho um pouco de dificuldade, mas quando dá eu gosto de sair, porque me sinto bem saindo de casa, com as minhas colegas, a gente vai se conectando. Isso é muito bom. Gostei muito de vir hoje ao cinema”, contou dona Januária Monteiro Santana, acompanhada pelo CRAS do Distrito Industrial.

Maria do Carmo Silva, usuária do CRAS Daniel Reis. A felicidade também marcou o depoimento de Maria do Carmo Silva, usuária do CRAS Daniel Reis. “Eu não venho muito ao cinema, mas está sendo ótimo para mim. Estou assistindo junto com as minhas amigas, estou gostando muito. Estou muito feliz”, relatou.

Titular da SEMCAT, Francy Pereira.A secretária da SEMCAT, Francy Pereira, destacou a importância de iniciativas como essa para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à terceira idade. “A pessoa idosa tem direito ao lazer, à convivência e a viver experiências que promovam bem-estar e dignidade. Momentos como este reforçam nosso compromisso em garantir esses direitos e em cuidar de quem tanto já contribuiu com a nossa sociedade”, afirmou.

A coordenadora do CRAS, Joicilene Barradas, também ressaltou o papel dos equipamentos da assistência social no acompanhamento dos usuários. “Para os usuários, buscamos garantir o direito de cada indivíduo que é acompanhado pelos equipamentos de assistência social do município. O objetivo é fortalecer vínculos e, principalmente, garantir direitos”, explicou.

O grupo assistiu ao filme “O Agente Secreto”, encerrando a manhã com momentos de lazer, convivência e alegria, experiências que reforçam que envelhecer com dignidade também é ter acesso à cultura, ao cuidado e ao convívio social.