Notícias
Parceria Público Privado reafirma compromisso de Ananindeua com a Educação Infantil
O projeto construirá creches e pré-escolas, totalizando 20 novas unidades de educação infantil em Ananindeua
Por Denis Baima (PREFEITURA)
Na manhã desta quarta-feira (04), no Teatro Municipal, representantes da Prefeitura de Ananindeua, Caixa Econômica Federal e Casa Civil da Presidência se reuniram para prestar conta do encerramento da primeira fase do projeto da Parceria Público Privado (PPP), que construirá 20 escolas de educação infantil no município.
O momento foi dedicado à apresentação dos resultados dos estudos realizados e à consolidação da viabilidade do empreendimento, e contou com a presença de autoridades municipais, parlamentares, gestores da educação, profissionais da rede e representantes da sociedade.
Prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos.O prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos, disse que a importância da parceria com a Caixa e o Governo Federal é essencial para o enfrentamento no déficit de vagas na educação infantil.
"Hoje ainda temos cerca de 20 mil crianças aguardando atendimento, e o objetivo é acelerar a construção das escolas, com previsão inicial de entrega das primeiras unidades em até 18 meses. Esse investimento não só garante educação, mas também ajuda muitas famílias, especialmente mães, a terem mais oportunidades no mercado de trabalho”.
Evelyn Amorim, representante da Caixa Econômica Federal.Ananindeua foi destaque nacional, ao conquistar o primeiro lugar no chamamento público para estruturação desse projeto, foi o que afirmou Evelyn Amorim, representante da Caixa Econômica Federal, para o público presente no evento.
"Hoje, encerramos a fase de pré-viabilidade com a confirmação de que o município tem condições técnicas, financeiras e jurídicas para receber o investimento. A parceria público-privada vai possibilitar a construção de até 20 novas escolas de educação infantil, com mais tecnologia, agilidade e qualidade, contribuindo diretamente para o futuro das crianças e das próximas gerações”.
Ana Paula Renato, secretária da SEMED.Segundo a titular da Secretaria de Educação de Ananindeua, Ana Paula Renato, a parceria do PPP trazida pela Caixa Econômica para Ananindeua será um marco significativo do ponto de vista público-social. Com essa iniciativa, é possível construir 20 novas unidades de ensino, tanto em tempo integral quanto parcial e que Ananindeua será o primeiro município do Brasil a implementar esse modelo, e isso nos coloca em destaque nacional.
"Esse case de sucesso servirá de referência para todo o país. Parabenizo o prefeito, Dr. Daniel, por esse belíssimo trabalho em prol da educação do município, da gestão e a equipe técnica que está à frente dessa avaliação. Estamos ansiosos para compartilhar a experiência de Ananindeua com todo o estado do Pará e, quem sabe, com o Brasil inteiro’.
Vice-prefeito, Dr. Hugo Atayde.O vice-prefeito de Ananindeua, Dr. Hugo Atayde afirmou que o momento é de muita gratidão e orgulho por participar de uma entrega tão importante para Ananindeua e que esse avanço é resultado do trabalho e da liderança do prefeito Dr. Daniel, que transformou a história do município e deixou um legado de crescimento e inovação.
"Esse desenvolvimento não é fruto de uma pessoa só, mas de um grupo unido, técnico e comprometido com a população. Projetos como esse mostram que Ananindeua está no caminho certo, trazendo melhorias reais para a vida das pessoas. Estamos falando de investimentos que vão transformar a realidade de mais de 6 mil crianças e famílias, garantindo mais qualidade de vida, educação e oportunidades”.
Roberto Amoras, diretor Geral do Núcleo Gestor de Convênios de Ananindeua.O diretor geral do Núcleo Gestor de Convênios de Ananindeua, Roberto Amoras, afirmou que esse projeto representa um avanço histórico para a educação de Ananindeua.
"Com a PPP, vamos ampliar as vagas para educação infantil, gerando empregos e oferecendo uma estrutura moderna e segura para alunos e profissionais. Esse modelo é pioneiro e pode se tornar referência para todo o Brasil’.
Ricardo Ramagem - Casa Civil da Presidência.O representante da Casa Civil da Presidência, Ricardo Ramagem, declarou que a conclusão dessa etapa é fundamental para a preparação do projeto de infraestrutura escolar em Ananindeua.
"A expectativa é que, em breve, o município possa iniciar a construção de novas unidades de educação infantil, fortalecendo a rede de ensino e ampliando o acesso das crianças à educação”.
Com o crescimento urbano de Ananindeua nos últimos anos e a concentração de famílias em determinadas regiões, torna-se essencial planejar a ampliação da rede de creches e pré-escolas de forma organizada, responsável e com visão de longo prazo. E a PPP integra um conjunto de ações da gestão municipal voltadas à ampliação do acesso à educação básica e ao fortalecimento de políticas públicas para a primeira infância.