Notícias
Moradores aprovam força-tarefa de Ananindeua contra a doença de chagas
Prefeitura de Ananindeua mobiliza agentes de saúde e endemias em ofensiva contra a doença de Chagas na Cidade Nova
Por Arnildo Junior (ASCOM)
Força tarefa em Ananindeua contra a doença de Chagas.Ação de porta em porta na última sexta-feira (23) alcançou mais de 2 mil famílias; agentes comunitários e de endemias reforçam orientações de saúde em todo o município.
Morador de Ananindeua, Cláudio Melo."Eu mesmo, como consumidor de açaí, fico feliz por esse trabalho maravilhoso, que é uma questão de prevenção. Você, meu amigo que é empreendedor, procure se formalizar, fazer as coisas de forma adequada para que não traga danos às pessoas."
O depoimento é de Cláudio Melo, morador de Ananindeua, e resume o sentimento da população diante da grande operação realizada pela Prefeitura na última sexta-feira, dia 23. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), o governo municipal colocou mais de 200 agentes nas ruas da Cidade Nova para intensificar o combate à doença de Chagas.
Mais de 2 Mil Famílias Visitadas
A mobilização foi um esforço conjunto entre a Vigilância Sanitária, Epidemiológica e Ambiental. O grande diferencial foi a atuação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), que realizaram um trabalho minucioso de "casa em casa", visitando mais de 2.000 famílias em um único dia.
Diretor de epidemiologia de Ananindeua, Marcos Coimbra.Marcos Coimbra, diretor de epidemiologia, explica a importância técnica da ação:
"Estamos aqui para intensificar nossas ações de vigilância em saúde. Orientando a população sobre como proceder nesses casos de doença de Chagas: como comprar em pontos que sejam regularizados, onde seja feito o branqueamento e como proceder para ter saúde."
Prevenção e Sintomas: O Que Você Precisa Saber:
A doença de Chagas é transmitida principalmente pelo consumo de alimentos contaminados com fezes do inseto "barbeiro". Em nossa região, o cuidado com o manejo do açaí é a principal barreira contra a doença.
Fique atento aos sinais:
Febre constante por mais de 7 dias;
Fraqueza intensa e dor de cabeça;
Inchaço no rosto ou nas pernas.
Onde buscar atendimento?
Se você ou alguém da sua família apresentar esses sintomas, procure imediatamente qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) ou as Clínicas Saúde da Família. O diagnóstico precoce é essencial para o tratamento eficaz.
Compromisso Contínuo
Essa força-tarefa é mais uma entre diversas ações já realizadas pela gestão. A prefeitura reforça que a fiscalização da Vigilância Sanitária não para: é um trabalho rotineiro em todo o município para garantir que os batedores de açaí e comerciantes sigam rigorosamente as normas de higiene e o processo de branqueamento do fruto.
Serviço e Denúncias
A Vigilância em Saúde mantém um canal interativo para denúncias ou dúvidas, funcionando de segunda a sexta, das 8h às 18h:
WhatsApp/Telefone: (91) 98051-1967