Notícias
Ananindeua Legal transforma espera em conquista e entrega títulos de propriedade a 200 famílias
Por Amanda Duarte (PREFEITURA)
Anos de espera, incertezas e sonhos adiados deram lugar à segurança, ao alívio e à emoção. Para mais de 200 famílias das comunidades Park Laguna e Deus Proverá, o que antes era apenas um local de moradia passou a ser, oficialmente, um lar. A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB), realizou mais uma etapa do programa Ananindeua Legal, com a entrega de títulos de propriedade.
Prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel Santos, "avanço histórico do programa 'Ananindeua Legal' é futuro com segurança".O processo até a conquista envolveu cerca de seis meses de estudos técnicos, levantamentos administrativos e análises jurídicas. No entanto, o impacto da regularização fundiária vai além da legalidade: o documento representa pertencimento, tranquilidade e a possibilidade de planejar o futuro com mais segurança.
O prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel Santos, destacou o avanço histórico do programa no município. “Nunca, somando todos os anos de Ananindeua antes da nossa gestão, foi entregue nem 10% do que conseguimos entregar em títulos de propriedade. Em apenas cinco anos, mudamos essa realidade e garantimos dignidade para milhares de famílias”, afirmou.
Secretário da SEHAB, Fábio Pantoja, "melhoria de vida para a população”.O secretário municipal de Habitação, Fábio Pantoja, também ressaltou a importância da ação para as comunidades beneficiadas.
“Estamos entregando mais de 200 títulos de propriedade para duas comunidades importantes, Park Laguna e Deus Proverá. Esse momento consolida a realização da casa própria. Antes, essas famílias tinham apenas a posse; agora, são proprietárias de fato e de direito de suas residências. É uma oportunidade concreta de melhoria de vida para a população”, explicou.
Tiara Santos, moradora da comunidade Deus Proverá, "sonho em realidade".A emoção marcou a cerimônia de entrega. Moradora da comunidade Deus Proverá há 25 anos, Tiara Santos celebrou a conquista emocionada.
“Hoje estou realizando um sonho. Receber o documento da minha casa é algo que esperei por muitos anos. Agradeço primeiramente a Deus e à Prefeitura de Ananindeua por tornar esse sonho realidade”, disse.
Criado em 2021 e coordenado pela SEHAB, o Ananindeua Legal se consolidou como o maior programa de Regularização Fundiária Urbana (REURB) da região Norte. Em quase seis anos, a iniciativa já beneficiou 90 comunidades, com a entrega de 51.742 títulos de propriedade, garantindo direitos, fortalecendo os vínculos comunitários e devolvendo esperança a milhares de famílias no município.