Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Projeto “Conectado com a Sustentabilidade” entrega computadores recondicionados

A iniciativa é voltada à coleta e destinação ambientalmente adequada de resíduos eletrônicos no município.

16/01/2026 10h43
Por Denis Baima (PREFEITURA)

Projeto “Conectados com a Sustentabilidade” aposta na educação ambiental e na mobilização comunitária, envolvendo escolas, empresas, lideranças locais e órgãos públicos para transformar lixo eletrônico em novas oportunidades. 

Na manhã desta quinta-feira (15), a Prefeitura de Ananindeua, por intermédio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEURB), em parceria com o Instituto Descarte Correto, entregaram 22 computadores recondicionados pelo projeto Conectados com a Sustentabilidade, que foram destinados para associações comunitárias que utilizaram os eletrônicos na implantação de centros de inclusão digital.

Os computadores são frutos das três edições do Dia “D”, que ocorreu no ano passado e coletou 8,9 toneladas de resíduos eletrônicos, totalizando 16.577 itens, e contou com a participação direta de 1.013 pessoas.

Marilene Pinheiro, secretária da SEURB.A secretária da SEURB, Marilene Pinheiro, enfatizou que o prêmio não é apenas um reconhecimento, mas uma forma de agradecer a todos que se mobilizaram e participaram ativamente nessa iniciativa que visa melhorar o meio ambiente. 

“O projeto visa conscientizar a população sobre o descarte correto de lixo eletrônico, que não deve ser jogado de qualquer maneira. O lixo eletrônico precisa ser descartado corretamente, pois, quando jogado no lixo comum, não retorna ao meio ambiente de forma adequada. O descarte correto garante que esses materiais sejam destinados a locais apropriados, beneficiando o meio ambiente”, explicou Marilene.

Ainda segundo Marilene, a SEURB tem se comprometido com novos projetos que promovem a educação ambiental. “Estamos buscando maneiras de ampliar a educação e engajar ainda mais a população para fomentar a consciência ambiental e a responsabilidade social na cidade”, finalizou.

Jerusa Sousa, representante da Associação dos Moradores e Pequenos Produtores Rurais de João Pilatos.Jerusa Maria, moradora da Ilha de João Pilatos, participou do evento representando a Associação dos Pequenos Produtores Rurais de João Pilatos, que foi contemplada com 11 computadores do projeto Conectados com a Sustentabilidade. 

“Hoje, tive a honra de representar as Ilhas de Ananindeua durante a premiação deste importante projeto. Gostaria de agradecer à Prefeitura de Ananindeua e à SEURB pelo excelente trabalho realizado. Participei de todas as três edições do projeto, que têm sido fundamentais para orientar nossa comunidade sobre o descarte correto de eletrônicos. Essa iniciativa não só protege nosso meio ambiente, mas também evita riscos à saúde dos moradores, já que os eletrônicos contêm substâncias tóxicas”, falou Jerusa.

Maria Sousa, representante da Associação Comunitária do Parque Anne.A Associação Comunitária do Parque Anne também foi premiada com 11 computadores, em reconhecimento pela contribuição e participação no projeto. A representante da associação, Maria Sousa, destacou a importância para a comunidade que se envolveu no projeto e conseguiu motivar os moradores a realizarem o descarte adequado, contribuindo para a melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida na comunidade.

“O descarte correto de lixo eletrônico é essencial, pois oferece um local apropriado para essa prática, evitando danos ao nosso entorno. Hoje, temos o prazer de receber onze computadores, que serão fundamentais para o desenvolvimento dos jovens da nossa comunidade. Sem o apoio da Secretaria de Urbanismo, essa conquista não seria possível”, disse Maria.

Computadores recondicionados pela parceria SEURB e Instituto Descarte Correto.Com mais de dez anos de atuação na região Amazônica, o Instituto Descarte Correto é referência em sustentabilidade e impacto socioambiental, promovendo inclusão digital por meio da reciclagem e do recondicionamento de equipamentos eletrônicos. A parceria busca enfrentar um dos grandes desafios da gestão de resíduos sólidos: o descarte correto de eletrônicos, reduzindo impactos ambientais e fortalecendo a economia circular.

Leonardo Botelho, coordenador do Instituto Descarte Correto.Leonardo Botelho, coordenador do Instituto Descarte Correto, comentou sobre o trabalho do projeto: “Essa parceria com a SEURB é muito importante para o município, que hoje pode ver o fruto desse seu trabalho nas ações desenvolvidas nas comunidades coletando lixo eletrônico. Vamos continuar com essa parceria, que foi um sucesso social e ambiental”, falou Leonardo.

O projeto funciona por meio de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) e da realização dos Dias “D” de Coleta, organizados em locais estratégicos da cidade. Após a coleta, os resíduos são armazenados, transportados para triagem e posteriormente recondicionados para reutilização. Os materiais sem condições de uso seguirão para reciclagem ambientalmente adequada.

O projeto reafirma o compromisso da Prefeitura de Ananindeua com a sustentabilidade, a inclusão social e a construção de uma cidade mais consciente, conectada e ambientalmente responsável.