Notícias
Concurso "Avental de Ouro" leva manipuladoras de Ananindeua para conhecer Fortaleza
Vencedoras do concurso interno da SEMED embarcam em uma "viagem-prêmio" que reconhece o trabalho nas escolas e inspira novas receitas no cardápio dos alunos em 2026
Por Jamille Sousa (ASCOM)
Vencedoras do concurso "Avental de Ouro".No aeroporto, o clima foi de ansiedade, alegria e emoção. Seis manipuladoras de alimentos da rede municipal de Ananindeua, vencedoras do concurso "Avental de Ouro", se prepararam para uma viagem a Fortaleza, uma experiência inédita para muitas delas, que nunca tinham viajado de avião.
A secretária municipal de Educação, Ana Paula Fernandes, acompanhou o embarque e resumiu o sentimento do momento. “É indescritível, não tem nem palavras para a gente mensurar o que tá acontecendo aqui hoje”, afirmou.
Segundo a secretária, o "Avental de Ouro" foi um concurso interno realizado ao longo de seis meses e teve como foco valorizar quem está todos os dias na linha de frente da merenda escolar. “A gente qualificou ainda mais a alimentação escolar que é ofertada aos nossos mais de 40 mil alunos”, destacou.
Um dos pontos que mais chamaram atenção no processo, de acordo com Ana Paula, foi a participação da comunidade escolar. Ela explicou que houve jurados técnicos, mas que a decisão final teve um peso especial dentro das escolas: “Os melhores jurados foram os próprios alunos na escola que votaram e que aprovaram esses pratos”.
As receitas apresentadas pelas participantes foram criadas com ingredientes já usados na alimentação escolar, o que facilita a adaptação para o dia a dia das unidades de ensino. A secretária citou pratos como bobó de frango e caldo verde e afirmou que as preparações devem virar parte do cardápio oficial no próximo ano letivo. “Eles vão ser incorporados ao cardápio das crianças em 2026”, disse.
Ela também ressaltou que o reconhecimento não fica apenas na premiação individual. “Quem foi premiado é a comunidade escolar. Porque qualifica mais a alimentação”, afirmou.
Jocicleia Rodrigues, Manipuladora de Alimentos.Entre as vencedoras está Jocicleia Rodrigues, de 55 anos, manipuladora de alimentos desde 2024 na Creche Valdete Pinto, no bairro do Curuçambá. Para ela, o prêmio representa valorização e visibilidade para uma função essencial dentro das escolas.“Para mim é motivo de alegria porque foi um grande reconhecimento do nosso trabalho como manipuladora”, contou. Jocicleia também disse esperar que o projeto continue e alcance mais profissionais: “Eu acredito que esse projeto possa se repetir para muitas manipuladoras”.
O prato apresentado por ela foi o bobó de frango, preparado com macaxeira e frango. Jocicleia explicou por que escolheu a receita pensando nas crianças da creche: “Como é creche infantil todos eles podem comer. A macaxeira é boa em qualquer fase da criança”, relatou.
No agradecimento, ela citou a fé e o apoio institucional para que o concurso acontecesse. “Primeiramente agradeço a Deus, depois a prefeitura de Ananindeua e o Dr. Daniel também que se empenhou para que esse projeto saísse”, disse.