Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Parceria entre a Ambipar, SEURB, SEMC+, e COOTPA é concretizada

Evento marca um grande momento para a população de Ananindeua

09/10/2025 16h25
Por Sidney Alves (PREFEITURA)

Um momento histórico foi confirmado na manhã desta quinta-feira (09), na sede da Cooperativa de Trabalho dos Profissionais do Aurá. O evento realizado na Cooperativa dos Trabalhadores Profissionais do Aurá (COOTPA) marcou o início do Programa Cidades Circulares, desenvolvido pela Ambipar, contando com as parcerias da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEURB) e Secretaria Municipal Extraordinária de Enfrentamento às Mudanças Climáticas (SEMC+).

Maíra Pereira, diretora de Pós-Consumo da Ambipar.Segundo Maíra Pereira, diretora de Pós-Consumo da Ambipar, esta nova franquia marcará um grande momento para a população de Ananindeua.

“Estamos lançando oficialmente o programa ‘Cidades Circulares’, da região amazônica, que integra uma estratégia de território. Então, temos aqui Belém, Benevides e Ananindeua, sendo que Ananindeua está recebendo um diamante, porque é a estratégia do trabalho com as cooperativas. Isto é, através do trabalho com a COOTPA, que é a estruturação do ponto de vista de processos, fundo de resíduos".

Maíra complementou, "A partir deste momento, organizamos este fluxo de resíduos, desse material dentro da cooperativa, ou seja, mostramos como ele é processado para seguir para a indústria. Este processo todo representa um trabalho de gestão muito forte de profissionalização de processos. A partir deste ponto, entramos numa relação de trabalho com o poder público, para desenvolver a próxima etapa que chamamos da ‘porta para fora’, que é trabalhar com a população, a coleta seletiva, os processos de como estes materiais chegam para aumentar a qualidade do material processado”, disse.

Hugo Atayde, vice-prefeito.De acordo com o vice-prefeito de Ananindeua, Hugo Atayde, que esteve presente no evento representando o prefeito, Doutor Daniel Santos, o sentimento principal era de gratidão pela confiança da Ambipar de fazer esta parceria com a prefeitura de Ananindeua.

“A Ambipar que é uma multinacional global, referência em soluções ambientais e eu tenho que certeza que quem está ganhando com isso é a prefeitura de Ananindeua. Também aproveitar para agradecer para os nossos servidores. Este momento mostra que estamos no caminho certo!”, afirmou.

Marilene Pinheiro, secretária da SEURB.Para Marilene Pinheiro, secretária da SEURB, um dos pontos principais da parceria com a Ambipar está relacionada com a inclusão social.

“É fazer com que os cooperados tenham uma renda maior, um trabalho melhor, isto é, a Ambipar vai atrás de projetos, além da técnica, maquinário, ela vai fomentar este novo modelo de como tratar o resíduo descartá-lo; mas realmente transformar, fazer com que ele tenha um círculo, por cidades circulares”, explicou.

Filippe Bastos, secretário da SEMC+.Conforme afirma Filippe Bastos, secretário da SEMC+ (Secretaria Municipal Extraordinária de Enfrentamento às Mudanças Climáticas), objetivo desta parceria é o início de uma pessoal estruturação de Ananindeua como um polo de reciclagem da Região Metropolitana.

“Ressignificar a nossa economia a partir do volume de recicláveis que a Região Metropolitana, como um todo, produz. Nós temos as maiores vantagens logísticas e a partir desta operação vamos inaugurar uma nova maneira de gestar os resíduos sólidos”, relatou.

Noêmia, presidente da COOTPA.Um dos momentos marcantes foi a participação de Noêmia Nascimento, presidente dos cooperados da COOTPA.

“Estamos muito felizes com esta parceria e quero fazer um agradecimento especial com todos os nossos parceiros e esperar que estas mudanças sejam para melhor”.