Notícias
Idosos atendidos pelo CRAS Daniel Reis participam do programa ambiental da SEMA
O Programa Diálogos Sustentáveis Ananin visa construir momentos colaborativos de conscientização e responsabilidade compartilhada em relação às questões ambientais e sociais
Por Denis Baima (PREFEITURA)
O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Daniel Reis recebeu, na manhã desta quinta-feira (11), o programa Diálogos Sustentáveis Ananin, coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA). O objetivo foi conscientizar os cerca de 50 idosos atendidos pelo CRAS sobre a importância do meio ambiente em nossas vidas e como utilizar os recursos que a natureza nos oferece.
Uzias Leite, coordenador do programa Diálogos Sustentáveis Ananin.O Educador Ambiental da SEMA, Uzias Leite, falou sobre essa nova fase do programa, que concentrará uma agenda para atender todos os CRAS do município. "Vamos desenvolver um trabalho voltado para os CRAS da nossa cidade com o objetivo de atender os usuários que participam dos programas oferecidos pelos Centros e, dessa forma, despertar a consciência da preservação da natureza, além de oferecer conhecimento sobre os benefícios que a natureza pode trazer para nossas vidas", explicou Uzias.
A ação, dividida em três momentos, prendeu a atenção dos participantes. Em um primeiro momento, realizaram uma atividade de percepção, onde, por meio do contato visual, auditivo, olfativo e tátil, se conectaram com a vida vegetal do local e aprenderam um pouco mais sobre a necessidade da existência mútua da natureza e dos seres humanos.
Em seguida, foi realizada uma palestra sobre a importância da água, com uma mini oficina sobre como fazer chás e águas aromatizadas, com o objetivo de ensinar várias maneiras de se manter hidratado durante os períodos de intenso calor na região amazônica.
Finalizando a ação, os participantes puderam participar do plantio da muda de Ananin, espécime que deu o nome à cidade. Um símbolo que perpetuará o compromisso do programa no município com a preservação do nosso meio ambiente.
Dona Silma da Costa, participar das atividades do CRAS há 23 anos.A dona Silma da Costa, 83 anos, participante do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do CRAS Daniel Reis, estava muito feliz em participar da ação e destacou a importância do meio ambiente em nossas vidas. "Eu amei! Gosto muito de estar em ambiente ao ar livre fazendo atividades. E a natureza é tudo em nossa vida, e nós temos que saber respeitá-la, pois é a natureza que nos fornece o ar que sustenta nossa vida", falou a idosa.
O município conta com 10 unidades de referência que, em média, atendem mais de 4 mil pessoas por mês. Cada unidade tem capacidade de atender 5 mil famílias, com atendimento Social e Psicossocial, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Programa de Atendimento à Família (PAIF), Programa Criança Feliz (PCF), cursos de qualificação profissional, entre outros programas socioassistenciais.
Robson Barbosa, coordenador do CRAS Daniel Reis, participando das atividades juntos com as usuárias do centro.O Coordenador do Centro de Referência, Robson Barbosa, falou sobre a importância do trabalho da SEMA no CRAS e em outras instituições. "É muito bom receber a SEMA aqui em nosso CRAS, em nosso espaço, para trabalhar o programa Diálogos Sustentáveis Ananin. Esse programa vem enriquecer o tema do meio ambiente para nossos usuários. São importantíssimas as orientações passadas aqui, a reflexão sobre o tema, as oficinas sobre chás e água saborizada, além da hidratação e da importância da água para nossas vidas", disse Robson Barbosa.
O Programa Diálogos Sustentáveis Ananin visa construir momentos colaborativos que estimulem a conscientização e a responsabilidade compartilhada em relação às questões ambientais e sociais. Dentre as atividades desenvolvidas, o programa realiza trilhas ecológicas, dinâmicas de percepção ambiental, pinturas de desenhos ambientais, colagem com elementos naturais e outras atividades, atendendo à população do município de todas as idades.
Fábio Moura, secretário da SEMA, participando do plantio de Ananindeua.