Notícias
3° Treinão de Corrida reúne mais de 2 mil atletas em Ananindeua com homenagens, inclusão e apoio à campanha Agosto Lilás
O tema central do evento foi a campanha nacional de combate à violência contra a mulher
Por Moises Lima (SEMUPA)
Na manhã do último domingo (31), o Bosque Marajoara, no bairro Júlia Seffer, foi tomado por uma energia vibrante e solidária durante a terceira edição do "Treinão de Corrida de Ananindeua". O evento reuniu mais de 2.500 inscritos e teve como tema central o Agosto Lilás, campanha nacional de combate à violência contra a mulher.
Fabio Pantoja - Secretário Municipal de Esporte de Ananindeua (SEMES).Organizado pela Secretaria Municipal de Esporte (SEMES), o "treinão" teve 5 km de percurso e homenageou, de maneira especial, o então secretário adjunto de Esporte de Ananindeua Zé Nilo, que faleceu na madrugada do mesmo dia. Segundo o secretário de esporte Fábio Pantoja, a decisão de manter o evento foi uma forma de respeito e honra ao legado do colega:
“Ele era um entusiasta do esporte e com certeza não gostaria que o evento fosse cancelado. Esta edição é dedicada a ele.”
Inclusão e emoção marcam o evento
Natanael Souza - Condutor da atleta Fernanda Rabelo, técnico em enfermagem.Entre os momentos mais emocionantes do "treinão", destaque para a participação da jovem Fernanda Rabelo, de 21 anos, que participou da corrida em uma cadeira especial conduzida por seu amigo Natanael Souza, técnico em enfermagem, de 25 anos. Eles são conhecidos em diversas competições por suas fantasias temáticas e carisma com o público.
“A gente já corre há três anos juntos. Já fomos até a São Silvestre. Hoje viemos representando Ananindeua fantasiados, como sempre. Já corremos de garça, pescador, alienígena… E hoje, de princesa!”, contou Natanael.
Segundo ele, a parceria começou quando conheceu Fernanda por meio da mãe dela, que vendia plantas. Desde então, construíram uma amizade forte e transformaram o esporte em uma missão de visibilidade, inclusão e alegria.
Ações educativas e presença da comunidade
Maria dos Reis - Companheira de aluno PCD em uma escola municipal de Ananindeua.A iniciativa também contou com a participação de servidores da rede municipal, como Maria de Jesus Aguiar dos Reis, da educação, que reforçou o impacto social da atividade:
“É o terceiro 'treinão' que nossa equipe participa. É um incentivo pra sair do sedentarismo e também muito importante essa alusão ao Agosto Lilás, trazendo visibilidade e apoio às mulheres que ainda vivem em situação de violência.”
Arianaldo Rodrigues (Cowboy) - Empreendedor.Outro participante, o empreendedor Arianaldo Rodrigues – conhecido como Cowboy – destacou a importância da causa:
“Sou pai, marido e filho. Nunca bati nas minhas filhas. Apoio de todo o coração essa campanha pela não agressão às mulheres.”
Maria Eduarda Cantanhede - Autônoma.Maria Eduarda Cantanhede,18 anos, autônoma e vencedora feminina do 3.º Treinão de Corrida demonstrou satisfação com a conquista:
“Foi um ato de superação pra mim. Eu trabalho até tarde, fui dormir quase 3 da madrugada e acordei cedo pra vir correr. Estava exausta e com dor nas pernas, mas chegar em primeiro lugar foi uma grande vitória.
Essas campanhas contra o feminicídio são importantes porque mostram que as mulheres podem se sentir à vontade pra denunciar abusos — seja em casa, na rua ou no trabalho. Me sinto completa. Não é nem tanto pelo prêmio, mas pelo ato de chegar até o fim e ver todos aplaudindo. Isso é o mais gratificante.”
O evento ainda contou com distribuição de água, apoio de equipes da saúde e segurança, além de ações educativas promovidas em conjunto com a Secretaria da Mulher.