Notícias
Ananindeua fortalece políticas para a primeira infância com entrega de enxovais
Amor e proteção para as crianças de Ananindeua
Por Rosane Linhares (PREFEITURA)
Ação voltada às gestantes acompanhadas pelos CRAS.Estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do UNICEF apontam que os primeiros 1.000 dias de vida (da gestação até os 2 anos de idade) são determinantes para o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo da criança. Pensando nisso, a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), vem ampliando programas, projetos e benefícios socioassistenciais voltados à primeira infância.
De janeiro de 2021 até agora, 17.434 crianças de 0 a 6 anos foram atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. Em 2022, foi lançado o Plano Municipal da Primeira Infância, que orienta e fortalece as ações para esse público.
Na tarde desta quinta-feira (28), a SEMCAT realizou uma grande ação voltada às gestantes acompanhadas pelos CRAS, reunindo mais de 150 mulheres. A programação contou com a entrega de kits de enxoval, atividades de capoterapia, o tradicional “mamaço”, que reforçou a importância do aleitamento materno, além de orientações sobre o Programa Criança Feliz (PCF) e o Mãe Ananin.
Titular da SEMCAT, Francy Pereira.Para a secretária da SEMCAT, Francy Pereira, o trabalho da secretaria alia a parte técnica à sensibilidade diante da realidade de muitas famílias. “Quando as mães são carreiras solo é ainda mais difícil montar o enxoval do filho. Por isso, essa ação é mais que uma entrega de kits: é um gesto de cuidado, acolhimento e esperança. Estamos fortalecendo uma rede de proteção para garantir que nossas crianças tenham um começo de vida digno.”
Assistente social da SEMCAT, Tatiane Lourinho.A assistente social da SEMCAT, Tatiane Lourinho, destacou que os programas vão além do apoio material. “A gente chega junto das famílias, acompanha de perto e cria vínculos. O kit enxoval é um apoio importante, mas o que faz diferença de verdade é o acompanhamento no dia a dia, o incentivo ao cuidado, à saúde e à educação das crianças. Assim, estamos garantindo seus direitos.”
Daniele da Silva, mãe de primeira viagem.Entre as participantes estava Daniele da Silva, mãe de primeira viagem e grávida de gêmeos de 7 meses, que recebeu o kit enxoval com emoção. “Eu não teria condições de comprar tantas coisas de uma vez. Esses kits já vão me ajudar muito na chegada dos meus filhos. E mais do que isso, nos CRAS eu encontrei outras mães, aprendi com as orientações e me senti acolhida.”
Eliane Silva, 8 meses de gestação.Eliane Silva, com 8 meses de gestação, agradeceu o benefício recebido. “Estou muito feliz por estar recebendo esse kit, porque na minha primeira gestação eu não tive nada, foi tudo do meu bolso e ficou pesado. Desta vez está sendo diferente. Muito obrigada à Prefeitura por pensar nos nossos filhos.”
De janeiro de 2021 até agora, 17.434 crianças de 0 a 6 anos foram atendidas pelos diversos CRAS do município.Avanços com o Plano Municipal da Primeira Infância
A ação integra as estratégias do Plano Municipal da Primeira Infância, lançado em 2022, que já trouxe avanços significativos para Ananindeua:
- Educação: ampliação e reformas em escolas e creches, além da inédita PPP com a Caixa Econômica Federal para construção de creches em tempo integral;
- Saúde: aumento de 69 para 89 unidades de saúde, reforçando o atendimento a gestantes e crianças;
- Assistência Social: fortalecimento de programas como o Mãe Ananin, que garantem apoio e proteção às famílias.