Notícias
Agosto Lilás: SEMMU realiza mutirão de apoio psicossocial e jurídico para mulheres na UBS Centro, em Ananindeua
O serviço oferece atendimentos psicossociais, orientação jurídica e atividades educativas para mulheres em situação de vulnerabilidade, fortalecendo a rede de proteção e conscientização na comunidade
Por Ana Laura Costa (ASCOM)
Na terça-feira (26), a Secretaria Municipal da Mulher (SEMMU) promoveu um Mutirão de Atendimento Psicossocial e Jurídico para mulheres em situação de vulnerabilidade, em alusão ao Agosto Lilás, campanha nacional de enfrentamento à violência doméstica e familiar. A ação ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro, em Ananindeua, e inclui atendimentos individuais e em grupo, orientação sobre direitos, apoio emocional e atividades educativas para fortalecer a rede de proteção e conscientizar a comunidade. Ana Beatriz Collares, gerente da UBS Centro - Ananindeua.De acordo com Ana Beatriz Collares, gerente da UBS Centro, a unidade de saúde é porta de entrada para muitas mulheres vítimas de violência psicológica, doméstica ou sexual, por isso a importância da disseminação de informações e serviços de cidadania alinhados aos de saúde física e psicológica no local.
“Hoje nós temos a equipe completa, com assistente social, enfermeiras, médicos, toda a equipe técnica, para estar auxiliando em tudo o que essa mulher precisar, de forma integral, holística. Em Ananindeua, temos uma rede de apoio muito grande, onde essa mulher será acolhida, será assistida e terá suas demandas ouvidas”, destaca.
A moradora, Maria de Fátima Monteiro, destacou a importância das mulheres estarem bem informadas. A moradora Maria de Fátima Monteiro, de 68 anos, conta que frequenta a UBS há anos e apenas hoje teve conhecimento dos dispositivos municipais acerca da prevenção e combate à violência de gênero. Ela ressalta que o compartilhamento dessas informações pode salvar a vida de muitas mulheres.
“É importante para que as mulheres fiquem mais atentas, antes passávamos por muitas dificuldades, éramos ignoradas e tínhamos que sofrer caladas, hoje não, temos acesso à muitas informações. Hoje temos direitos e temos que reivindicar nossos direitos”, frisa.
Rafaela Vilhena, assistente social da SEMMU, ressaltou que as ações educativas são realizadas durante o ano todo. O mutirão especial faz parte da campanha educativa que está sendo realizada pela pasta em órgãos municipais, escolas e agora unidades básicas de saúde, durante todo o mês de agosto. Segundo Rafaela Vilhena, assistente social da SEMMU, o objetivo é alcançar e conscientizar pessoas de todas as idades.
“A Lei Maria da Penha completa 19 anos esse mês, então, há necessidade de falar sobre essa problemática não apenas hoje, mas ao longo do ano. Então, é importante vir à UBS, conscientizar as mulheres que é importante cuidar da saúde física, mas também mental. Nós queremos alcançar todas as mulheres ananindeuenses e ajuda-las a detectar todos os tipos de violência, e procurar ajuda”, ressalta.